São Matias Apóstolo
São Matias é um dos Doze Apóstolos de Senhor. Foi escolhido após a morte e ressureição de Jesus, no lugar de Judas Iscariotes. Em At 1, 21-26 narra sua escolha como Apóstolo.
Os 12 apóstolos representam as 12 tribos de Israel, e São Matias é conhecido na Tradição como o “Apóstolo Póstumo”, pois foi escolhido após a crucificação de Cristo.
O que sabemos de São Matias?
A Tradição nos diz que apesar de ser escolhido posteriormente como um dos doze, São Matias foi um discípulo de Jesus desde o início e conheceu o Senhor pessoalmente. Acredita-se que ele fazia parte do grupo dos 72 discípulos que seguiam Jesus.
São Matias evangelizou a Judéia, Capadócia e Etiópia. Foi martirizado apedrejado e depois decapitado, em Jerusalém.
Em suas missões, converteu centenas de fiéis e sofreu grandes perseguições pela sua fidelidade ao Cristo Ressuscitado.
As relíquias de São Matias foram levadas para Roma, por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, onde foram guardadas na igreja de Santa Maria Maior.
Posteriormente, parte das relíquias foram enviadas para a Igreja de São Matias, na cidade de Treves na Alemanha. Cidade que, de acordo com uma antiga tradição, foi evangelizada pelo Santo Apóstolo.
Veja também: Os apóstolos – chamados para anunciar o Reino
Oração
“São Matias, és agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Do perdão de Deus descrendo, Judas veio a se enforcar; como o salmo anunciara, passe a outro o seu lugar.
Por proposta de São Pedro, que preside a reunião, lançam sorte, e eis teu nome! Quão sublime vocação! E a tal ponto te consagras em levar ao mundo a luz, que proclamas com teu sangue o evangelho de Jesus.
Dá que todos nesta vida percorramos com amor o caminho revelado pela graça do Senhor. Uno e Trino, Deus derrame sobre nós a sua luz; conquistemos a coroa, abraçando a nossa cruz!”
São Matias, rogai por nós!
0 Comments