São Luís, Rei da França – Cavaleiro, religioso, rei e Santo
São Luís, infelizmente, é pouco conhecido no Brasil, mas sua história merece ser contada, pois é um grande exemplo de dedicação à causa de Deus.
Luís IX, rei da França, nasceu no dia 25 de abril de 1215. Casado com Margarida de Provença, ele impôs-se por toda vida exercício diário de piedade e penitência em meio de uma corte elegante e pomposa.
Viveu na corte como o mais rígido monastério e tomou a todo o país como campo de sua inesgotável caridade. Quando o qualificavam de demasiado liberal com os pobres, respondia:
“Prefiro que meus gastos excessivos estejam constituídos por luminoso amor de Deus, e não por luxos para a vã glória do mundo”.
Participou da Cruzada em busca da libertação da Terra Santa, e em muito contribuiu para a Cristandade com sua vida dedicada a defesa da Igreja.
Período de reforma
Em 1248 partiu para libertar a Terra Santa das mãos dos Turcos, embarcou com sua esposa, Margarida de Provença, mas foi preso. Quando solto, voltou para o seu reino, onde começou a fazer grandes reformas, entre as quais, de modo particular, a proibição do duelo judiciário – ou “duelo de Deus”.
Fundou hospitais e mosteiros e realizou seu grande projeto: construir a “Saint-Chapelle”, um santuário de luzes e vidros coloridos, destinado a custodiar as relíquias, sobretudo a coroa de espinhos de Jesus, que as havia adquirido do imperador de Constantinopla.
Deu à sua irmã, a beata Isabel, as terras de Longchamp, para que fosse construída uma abadia para as Irmãs de Santa Clara.
Junto com Robert de Sorbon, fundou, em 1257, a universidade “Sorbonne”; seguiu, com grande atenção, o acabamento da Catedral de Notre-Dame, em particular os florões e os pórticos.
Fatos importantes em seu reinado
O seu reino ocorreu em uma época de evolução cultural, intelectual e teológica. São Luís gostava de convidar a sentar-se à sua mesa São Boaventura e Santo Tomás de Aquino, pois ansiava por aprender desses grandes santos.
Sob o reinado de Luís IX, Paris tornou-se a cidade mais prestigiosa do cristianismo do Ocidente, com sua Universidade, a Sainte-Chapelle e Notre-Dame.
Justiça e paz e seu reinado
Durante toda a sua vida, São Luís IX esforçou-se para que reinasse a justiça e a paz na sua existência de santo e estadista. Os soberanos da Europa apelavam à sua sabedoria.
A sua maior preocupação era pacificar, reconciliar os inimigos e acabar com os conflitos, sobretudo aquele entre a França e a Inglaterra.
Anseio missionário, piedade e caridade
Sonhava também em voltar à Terra Santa e converter o sultão do Egito: mas não chegou a ir além de Cartago, atual Túnis, porque sua doença o levou à morte em 25 de agosto de 1270.
Além de tudo isso, era um homem de profunda piedade e oração. Apesar de Rei, buscava sempre a sobriedade e a penitência, distribuía as riquezas do reino aos pobres e não se cansava da caridade.
Por isso, 2 anos após a sua morte, foi iniciado o seu processo de canonização, e em 1297 foi canonizado, sendo um dos primeiros leigos a ser canonizado na história da Igreja.
São Luís é conhecido pelo seu senso de justiça e pelo seu amor a Deus e aos pobres. Os símbolos, com os quais é representado são: a Cruz, a mão da Justiça e o cíngulo dos Terciários Franciscanos, dos quais ele é o Santo Padroeiro.
Oração de São Luís Rei da França
Ó Deus, que transferistes São Luís dos cuidados de um reino terrestre à glória do Reino do Céu, concedei-nos, por sua intercessão, desempenhar nossas tarefas de cada dia, e trabalhar para a vinda do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem.
Fonte: Vatican
0 Comments