fbpx

São Luís Gonzaga: Um exemplo de santidade e devoção católica

São Luís Gonzaga é um Santo muito popular em todo o mundo. Através da história deste jovem, podemos compreender como uma vida dedicada a Deus pode nos inspirar a buscar a santidade em nossa própria jornada espiritual.

Pequena biografia de São Luís Gonzaga

São Luís Gonzaga nasceu em 1568, em Castiglione delle Stiviere, na Itália. Ele pertencia a uma família nobre e desde muito jovem sentiu um profundo chamado para a vida religiosa e para servir a Deus. Renunciou às riquezas materiais e decidiu entrar para a Companhia de Jesus, uma das ordens religiosas mais proeminentes de sua época, dedicada ao serviço de Deus e a evangelização no mundo todo.

São Luís passava longas horas em oração e meditação, buscando a vontade divina em todas as suas ações. Sua devoção à Virgem Maria era especialmente profunda, e ele atribuía a ela sua proteção e orientação espiritual.

São Luís Gonzaga fez voto de pobreza e renunciou a todas as suas posses materiais, colocando sua confiança exclusivamente em Deus. Ele se dedicou ao serviço dos mais necessitados, especialmente dos doentes e marginalizados. O Santo trabalhou incansavelmente nos hospitais, cuidando dos enfermos e demonstrando amor e compaixão por todos aqueles que encontrava.

Outra característica marcante na vida de São Luís Gonzaga foi sua pureza. Para ele, a pureza do coração era essencial para se aproximar de Deus e buscar a Santidade. Seu exemplo inspira os jovens de hoje a viverem de acordo com os ensinamentos da Igreja, cultivando uma vida de pureza e virtude.

O legado de São Luís Gonzaga

São Luís Gonzaga faleceu aos 23 anos de idade, vítima de uma epidemia enquanto cuidava dos doentes. Sua vida curta, porém, intensamente vivida, deixou um legado duradouro para os católicos em todo o mundo.

Ele é um modelo de santidade para os jovens e um exemplo de devoção a Deus e de vida entregue aos pequenos do Senhor. Foi canonizado em 1726 e é celebrado como padroeiro da juventude católica.

Ao olharmos para a vida de São Luís Gonzaga, somos inspirados a buscar uma vida de santidade, dedicação a Deus e de serviço aos outros. Seu exemplo nos lembra da importância da oração, da renúncia às riquezas materiais e da vivência da pureza e da castidade em um mundo que muitas vezes nos distrai desses valores.

Que São Luís Gonzaga interceda por nós e nos ajude a trilhar o caminho da santidade em nossas vidas. Que sua história nos impulsione a buscar uma vida mais profunda e significativa em nossa jornada cristã.

Seis Súplicas a São Luís Gonzaga:

Suplico-vos, ó ilibadíssimo S. Luís, pela vossa admirável pureza, que me deis dese­jo de vos imitar nesta angélica virtude, vencen­do todas as ocasiões de manchá-la, de modo que a conserve inviolada até me unir convosco na celeste bem-aventurança, prometida aos inocentes e limpos de coração. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Suplico-vos, ó amabilíssimo S. Luís, pela vossa austera penitência, e pela guarda dos vossos sentidos, que me obtenhais um ódio santo contra mim mesmo, para que, mortificando os meus sentidos, os faca servir de instrumento para honrar e nunca para ultrajar a divina Majestade. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Suplico-vos, ó gloriosíssimo S. Luís, pela vitória que alcançastes de vossas paixões, que me alcanceis coragem para domar as minhas, e especialmente a que em mim predomina, de modo que, mortificada e vencida esta, mereça convosco ter coroa de glória imortal. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Suplico-vos, religiosíssimo S. Luís, pela vossa obediência tão exata às regras do vosso instituto, e às ordens dos vossos superiores, que me impetreis a graça de observar a lei de Deus e as obrigações do meu estado, para que, fazen­do a vontade de Deus na terra, mereça fazê-la eternamente em vossa companhia no Céu. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Suplico-vos, ó humilíssimo S. Luís, pelo aborrecimento que tivestes às vaidades do mundo, pondo debaixo dos pés todos os respei­tos humanos, me alcanceis o desapego dos bens da terra e o desprezo das máximas do mundo, para que possa caminhar com fervor e perseverança pela senda da divina vontade, e gozar da perfeita liberdade dos filhos de Deus. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Suplico-vos, por último, querido São Luís, coroeis todas as vossas graças com a maior que vos peço, e é que me impetreis do Senhor um ato perfeito de amor de Deus, particular­mente no último ponto da minha vida, para que assegure a graça da perseverança final, e ante­cipe na terra o que desejo e espero fazer bem-aventuradamente no Céu, isto é, amar o meu Deus com toda a perfeição por toda a eternidade. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Rogai por nós, São Luís.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password