São Lucas Evangelista – Por que o evangelista é representado por um touro?

São Lucas Evangelista, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, é frequentemente representado simbolicamente como um touro. Essa associação tem raízes profundas na tradição cristã e carrega significados poderosos. Mas qual é o simbolismo por trás dessa representação?

As Quatro Representações dos Evangelistas

Os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são frequentemente simbolizados por quatro criaturas vivas que aparecem na visão de Ezequiel, descrita no Antigo Testamento.

Essas criaturas são identificadas na tradição cristã como os quatro evangelistas e seus respectivos símbolos. São Mateus é representado por um homem, São Marcos por um leão, São Lucas por um touro e São João por uma águia.

O Touro como Símbolo de São Lucas

O touro é associado ao sacrifício, e São Lucas enfatiza o sacerdócio de Jesus Cristo em seu Evangelho, destacando a natureza sacrificial de Sua vida e ministério. O sacrifício do touro é uma representação do sacrifício de Cristo na cruz.

Além disso, o touro é frequentemente associado à força e à paciência. São Lucas se concentra na humanidade de Jesus e em Seu papel como Médico Divino que cura as almas. O touro simboliza a força do Evangelho em curar e restaurar a humanidade.

O touro também é um símbolo de paciência e trabalho árduo. São Lucas era conhecido por ser um médico e é frequentemente associado à busca da verdade e ao trabalho árduo na pesquisa e na narração detalhada dos eventos da vida de Jesus.

A Unidade dos Quatro Evangelistas

Os quatro símbolos dos evangelistas também têm a função de representar as diferentes facetas da vida e ministério de Jesus Cristo.

O touro de São Lucas, o leão de São Marcos, o homem de São Mateus e a águia de São João, juntos, ilustram a diversidade e a completude do Evangelho, destacando as diferentes perspectivas e abordagens dos evangelistas para narrar a história de Jesus.

Pode interessar: Conheça o evangelista de Maria