São José: O Guardião da Igreja

São José, o pai adotivo de Jesus Cristo e esposo da Virgem Maria o guardião da Sagrada Família e também da Igreja, sua figura forte e paterna tem muito a nos ensinar.

Nos Evangelhos, São José é descrito como um homem de fé, humildade e obediência aos desígnios divinos. Embora não encontremos muitos registros escritos de sua vida é visível seu testemunho silencioso de serviço e confiança em Deus.

O Papa João Paulo II, em sua encíclica “Redemptoris Custos” ressaltou a importância de São José como modelo de paternidade espiritual e proteção à Igreja. Ele escreveu: “São José foi chamado por Deus para servir diretamente à pessoa e à missão de Jesus Cristo, e de tal modo que ninguém está mais próximo da Sagrada Família.”

A Paternidade Espiritual de São José

O Papa Francisco, em sua carta apostólica “Patris Corde” descreve São José como um pai que ensina o valor do trabalho, da integridade e da fidelidade a Deus.

São José exemplifica a paternidade espiritual através de seu cuidado amoroso e dedicação à Sagrada Família.

“São José trabalhou para garantir a sustentação e proteção de Maria e Jesus, mostrando-nos a nobreza do trabalho honesto e a importância da vida familiar”, afirma o Papa Francisco. O Pai adotivo de Jesus é um modelo de virtude para todos os tempos, um exemplo de humildade e serviço desinteressado.

Ao longo da história da Igreja, a devoção a São José tem sido uma fonte de constantes reflexões e descobertas, muitos santos e papas ao longo dos séculos expressaram profunda veneração por este grande guardião da Igreja.

Santa Teresa de Ávila, uma das maiores doutoras da Igreja, nutria uma devoção especial a São José. Ela escreveu: “A quem não achar em quem se confiar, recorra a São José, e o abraço como se fosse eu própria”.

São Bernardo de Claraval, renomado monge e doutor da Igreja, reconheceu a importância da intercessão de São José. Ele disse: “Aquele que não encontrar um mestre que o ensine a rezar, tome São José por mestre e não errará o caminho”.

O Papa Bento XVI, em sua homilia durante a Solenidade de São José, destacou a importância de imitar a fé e a obediência deste grande santo. Ele afirmou: “São José nos ensina a confiar na providência divina e a aceitar os planos de Deus com humildade e confiança”.

São José, o guardião da Igreja, continua a ser uma fonte de inspiração para nós e para a igreja em todo o mundo.

Que possamos nos voltar para ele em momentos de necessidade, encontrando nele e intercessor fiel. Que São José, guardião da Igreja, nos guie e proteja em nossa jornada de fé e serviço assim como guiou e protegeu a sagrada família na fuga para o Egito.

Veja também: São José: a virilidade e a castidade na vida do pai de Jesus

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password