São Giuseppe Moscati

São Giuseppe Moscati é um santo italiano, leigo e médico que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados, e que tem uma bonita história que pode nos inspirar a fazer da nossa vida uma oferta agradável a Deus. Ele nasceu em 25 de julho de 1880, em uma família nobre na cidade de Benevendo, na Itália, de quem aprendeu desde cedo a amar e a respeitar a fé católica.

No ano 1884, a família do pequeno Giuseppe Moscati mudou-se para a cidade de Nápoles, porque seu pai fora promovido. Lá, o menino José, com apenas oito anos, fez a primeira comunhão. Mas não foi só isso. Ele teve um encontro pessoal com Jesus na Eucaristia. Nesse dia, o embrião da vida eucarística de São José Moscati ganhou vida. A Eucaristia foi, ao longo de toda sua vida, alimento espiritual diário, que guiou toda a sua história.

Aos dezessete anos, Giuseppe participava ativamente da vida da igreja local, sendo um jovem de missa diária e de profunda devoção a Nossa Senhora. Porém, nesse tempo sentiu também a necessidade de se doar e de ajudar os pobres e necessitados da forma que podia. Encontrou aí um caminho para a vocação médica.

Ao mesmo tempo, seu irmão Alberto começou a sofrer com epilepsia e o jovem Moscati passou a dedicar horas ao cuidado do seu irmão. E quando não estava dedicado ao irmão, buscava novamente a vida espiritual e a caridade com os pobres.

Giuseppe não se sentia chamado ao sacerdócio ou a vida religiosa, mas sabia que Deus lhe convidava a dar a vida como leigo. Ele sentia o chamado à santidade pulsar dentro de si. Foi em 1903 que ele recebeu o título de doutorado em medicina, passando a trabalhar no hospital de Nápoles.

No mesmo ano de seu doutorado, São Giuseppe Moscati passou a ser membro do corpo de médicos do Hospital dos Incuráveis em Nápoles. Conhecido pela extrema caridade com os doentes e um profundo conhecimento científico, ele unia a fé e a ciência, exercendo sua vocação profissional e pessoal como leigo de forma brilhante.

Tornou-se diretor e responsável pela terceira ala masculina do Hospital dos Incuráveis de Nápoles. Dedicou-se a levar conforto e amor aos doentes que sofriam de males incuráveis até o fim de sua vida.

No dia 12 de abril de 1927, depois de ir à missa, trabalhar no hospital, Giuseppe Moscati estava atendendo alguns pacientes em consultas quando se sentiu mal e faleceu.

Conta-se que pouco tempo após a sua morte, diversas graças foram alcançadas por sua intercessão. O Santo foi então beatificado em 1975, pelo Papa Paulo VI, e em 1987 canonizado pelo Papa São João Paulo II.

São Giuseppe Moscati é um grande exemplo de leigo que viveu a Santidade sem se apartar da sua realidade, entendendo o chamado de Deus e entregando seus dons em prol daqueles que mais precisavam a sua volta.

Medicina e Fé

São Giuseppe Moscati era conhecido por sua combinação única de medicina e fé. Ele via a prática da medicina não apenas como uma profissão, mas como uma maneira de servir a Deus e aos outros.

Como médico, Moscati foi inovador em sua abordagem para com os pacientes. Ele adotou práticas médicas modernas e promoveu métodos científicos de tratamento, sendo um dos pioneiros no uso de insulina para tratar a diabetes.

Além de sua prática médica, São Giuseppe Moscati também foi professor de medicina na Universidade de Nápoles. Ele era conhecido por sua dedicação ao ensino e à pesquisa médica, influenciando muitos estudantes ao longo de sua carreira.

Recomendação de Filme

“Dr. Giuseppe Moscati: o Doutor que virou Santo” é um bonito filme que retrata a vida do Santo de Nápoles.

 Veja também:Filmes cristãos para assistir com a família

Oração a São Giuseppe Moscati

“Ó Deus, que destes a São Giuseppe Moscati a graça de unir a ciência à caridade e à fé, dai aos médicos e cientistas o espírito de amor ao próximo e de fazer colocar o conhecimento científico em favor do bem de todos, para que o vosso nome seja sempre glorificado. Por Cristo, Senhor nosso, amém. São José Moscati, rogai por nós.”

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password