Santa Teresa de Calcutá: Um Ícone da Caridade
A história da Santa Teresa de Calcutá é uma história inspiradora para todos nós, uma Santa dos nossos tempos, uma mulher que dedicou sua vida a amar o Cristo nos mais pequenos: os pobres.
Conhecida como a “Santa dos Pobres”, Madre Teresa, como é carinhosamente lembrada, pois deixou um legado de amor, compaixão e cuidado que a fez ganhar os altares da Igreja e um Nobel da Paz.
Vida e Missão de Santa Teresa de Calcutá
Agnes Gonxha Bojaxhiu, mais tarde conhecida como Madre Teresa, nasceu em 1910 em Skopje, atual Macedônia.
Desde a juventude, sentia uma forte vocação religiosa e decidiu se tornar freira. Aos 18 anos, ela entrou para a Ordem das Irmãs de Loreto, na Irlanda, e posteriormente foi enviada para a Índia, onde passou a maior parte de sua vida. Em 1937, fez seus votos e adotou o nome de Teresa, em homenagem a Santa Teresa de Lisieux.
Foi em Calcutá, na Índia, que Teresa iniciou seu trabalho humanitário mais marcante. Em 1950, ela fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, com o objetivo de ajudar os mais pobres entre os pobres. Seu trabalho era voltado para os marginalizados, doentes, moribundos e desabrigados, muitos dos quais eram abandonados pelas ruas da cidade. Ela e suas irmãs ofereciam cuidados médicos, alimentação, abrigo e, acima de tudo, amor e dignidade a essas pessoas.
O trabalho de Madre Teresa logo se espalhou além de Calcutá, alcançando outras partes da Índia e do mundo. Ela estabeleceu centros de caridade, hospitais, clínicas, abrigos e escolas para atender às necessidades dos mais necessitados. Aos olhos de muitos, seu trabalho era um exemplo de compaixão incondicional e serviço abnegado.
Madre Teresa não apenas cuidava dos aspectos físicos das pessoas, mas também se preocupava profundamente com suas almas. Ela acreditava que cada pessoa, independentemente de sua situação, merecia amor e respeito. Sua fé cristã estava no cerne de seu trabalho, e ela via seu serviço como uma maneira de expressar seu amor por Deus.
Sua dedicação e sacrifício não passaram despercebidos. Ao longo dos anos, Madre Teresa recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1979, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário extraordinário.
Madre Teresa faleceu em 5 de setembro de 1997, em Calcutá, aos 87 anos de idade. Seu legado perdura através das Missionárias da Caridade e das inúmeras instituições de caridade que continuam a oferecer ajuda aos necessitados em todo o mundo.
Caridade um chamado a ser o Bom Samaritano
Santa Teresa de Calcutá entendia que a caridade era o perfume que exalava um bom católico, ela entendia que nos pobres e marginalizados encontramos Jesus, que ao acolher um pobre é o próprio Cristo que acolhemos, que nas feridas dos pobres, encontramos as chagas do Senhor.
Que nos doentes, nos abandonados, nos excluídos, resplandecia o rosto daquele Deus que foi abandonado. Ela sabia que mais que o cuidado físico, somos chamados a ser testemunhas da esperança para esses irmãos, que devemos dar o cuidado espiritual, a oração, a partilha e a evangelização.
Santa Teresa é um grande exemplo para nós, e a Aliança de Misericórdia tem um grande carinho por ela, seguindo seu exemplo temos toda uma cor do movimento que se dedica ao trabalho com os pobres e marginalizados, a cor vermelha dos Servos da Misericórdia.
Seguindo seus passos, irmãos e irmãos se dedicam a evangelização e ao cuidado, buscando ser o Bom Samaritano na vida desses irmãos, olhando o exemplo de radicalidade evangélica da Madre Teresa. Em 2023, alguns missionários da Aliança fundaram a Fraternidade da Rua, uma fraternidade itinerante que se dedica a ser um e evangelizar esses nossos irmãos e irmãos de rua.
Santa Teresa de Calcutá acreditava que cada pessoa merecia dignidade e respeito. Independentemente das circunstâncias, somos chamados a seguir seus passos, rumo a radicalidade evangélica e a vivência do “novo mandamento que nos amemos uns aos outros como Cristo nos amou.”
A rápida canonização de Santa Teresa de Calcutá, em 2016, foi uma confirmação de sua vida extraordinária e da importância de seu trabalho, da Santidade de sua vida que nos impulsiona a sermos também Santos.
Que o exemplo de Santa Teresa de Calcutá continue a iluminar o caminho da Igreja, para que cada dia mais possamos viver a caridade evangélica.
Oração a Santa Teresa de Calcutá:
Deus, Pai de misericórdia e de todo o bem, agradecemo-vos pelo dom da vida e do carisma de Santa Madre Teresa.
Na vossa infinita Providência, a chamastes para dar testemunho do vosso amor entre os mais pobres da Índia e do mundo.
Ela soube fazer bem aos mais necessitados porque reconheceu em cada homem e mulher o rosto do vosso Filho. Dócil ao vosso Espírito, tornou-se a voz suplicante dos pobres e de todos aqueles que têm fome e sede de justiça.
Acolhendo o grito de Jesus na cruz “tenho sede”, Madre Teresa dessedentou a sede de Jesus na Cruz,
realizando as obras do amor misericordioso.
Pedimo-vos, Santa Madre Teresa, mãe dos pobres, a vossa particular intercessão e a vossa ajuda, aqui, na cidade do vosso nascimento, onde era a vossa casa.
Aqui recebestes o dom do renascimento nos sacramentos da Iniciação Cristã; aqui ouvistes as primeiras palavras da fé na própria família e na comunidade dos fiéis; aqui começastes a ver e a conhecer as pessoas necessitadas, os pobres e os humildes; aqui aprendestes com os próprios pais a querer bem aos mais necessitados e a ajudá-los; aqui, no silêncio da igreja, ouvistes a chamada de Jesus para O seguir, como religiosa, nas missões.
Daqui, vos pedimos: intercedei junto de Jesus para que também nós obtenhamos a graça de estar vigilantes e atentos ao grito dos pobres, daqueles que estão privados dos seus direitos, dos doentes, dos marginalizados, dos últimos. Alcançai-nos a graça de vos ver nos olhos de quem nos olha porque precisa de nós.
Dai-nos um coração que saiba amar a Deus presente em cada homem e mulher e que sabe reconhecer Jesus naqueles que vivem aflitos por tribulações e injustiças. Alcançai-nos a graça de sermos, também nós, sinal de amor e esperança no nosso tempo, que vê tantos indigentes, abandonados marginalizados e migrantes. Fazei com que o nosso amor não seja só palavras, mas seja eficaz e verdadeiro.
Rezai por nós, para podermos prestar um testemunho credível da Igreja, que tem o dever de anunciar o Evangelho aos pobres, a libertação aos prisioneiros, a alegria aos aflitos, a graça da salvação a todos.
Santa Madre Teresa, rezai por esta cidade, por este povo, pela sua Igreja e por todos aqueles que querem seguir a Cristo como discípulos d’Ele, Bom Pastor, realizando obras de justiça, amor, misericórdia, paz e serviço, como Ele que veio, não para ser servido, e sim para servir e dar a vida por muitos, Cristo nosso Senhor.
Amém.
0 Comments