Santa Rosa de Lima – uma experiência com a primeira santa da América Latina

Bom, esse texto é apenas um pequeno relato de uma experiência vivida com a primeira santa da América Latina: Santa Rosa de Lima, a Santa do Dia 23 de agosto!

Viagem ao Peru

Nossa visita à Lima – cidade de Santa Rosa

Tive a alegria de, com duas amigas, a Ju e a Dani, viajar até o Peru para um breve período de férias e descanso. Essa viagem estava sendo planejada, sonhada e paga desde 2020. O meu desejo era fazer uma viagem internacional para comemorar os meus 30 anos de idade.

Como tudo no mundo, nossa viagem também sofreu ajustes por conta da pandemia, tornando impossível a viagem em 2021, ano em que comemorei as três décadas de nascimento (falando assim parece que tenho centenas de anos rs).

Primeiro a fronteira foi fechada, quando abriu não podíamos ir por não termos tomado as doses necessárias da vacina e depois tivemos que reprogramar nosso trabalho aqui na Aliança para conseguirmos tempo para a viagem.

A intercessão de Santa Rosa

Depois, para ajudar, tivemos alguns probleminhas com a agência de viagem. Há poucos dias da viagem, estávamos ansiosos, duvidosos, com medo do que encontraríamos. Foi então que pedimos a ajuda da pequena gigante Santa Rosa de Lima, padroeira principal do Peru e de toda a América Latina.

Confesso que até então eu não era devoto de nenhuma santa, tendo nutrido uma amizade espiritual apenas com santos homens (Dom Bosco, São João Paulo II, Beato Pier Giorgio Frassati).

Começamos, então, a pedir a ajuda da santinha peruana da qual não sabíamos nem o dia de comemoração rs. E ao longo dos dias, fomos vendo as coisas desenrolarem. No aeroporto encontramos um rapaz muito bacana da companhia aérea que foi muito solicito, no primeiro hotel também fomos surpreendidos tanto pela qualidade quanto pela acolhida e assim foi por toda a viagem. Sentimos, sem dúvidas, o cuidado de Deus e a intercessão de Santa Rosa.

Uma visita à Santa Rosa

Antes de irmos para Cusco para continuarmos nossa viagem, fizemos uma pequena correria, já com as malas em mãos, para visitarmos Santa Rosa.

Fomos primeiramente ao Santuário-Basílica de Santa Rosa que fica justamente no lugar onde ela viveu sua infância e adolescência. Rezamos um pouco e depois também fomos surpreendidos pela gentileza do zelador da igreja, que nos levou para conhecer as relíquias de Santa Rosa e uma catacumba com alguns objetos que pertenceram à santinha, inclusive duas cruzes que nos recordaram justamente uma frase conhecida dela: “Fora da Cruz, não existe outra escada por onde subir ao céu”.

Por esse ser o mês de Santa Rosa, a igreja estava bem movimentada por uma assembleia que nos surpreendeu: dezenas de crianças de escolas da vizinhança. E todas elas com cartinhas nas mãos para colocarem no “poço dos desejos” de Santa Rosa.

Ao sairmos da igreja fomos ao pátio onde se encontravam algumas coisas interessantes: uma pequena casinha construída pela própria santa com a ajuda de seu irmão, onde rezava e recebia as belíssimas visitas do Menino Jesus; a madeira de uma árvore plantada por ela e que não apodreceu até hoje; e, claro, o tal poço dos desejos.

Pode te interessar: Quem são os santos brasileiros?

O poço dos desejos

O poço dos desejos fica ao lado do Santuário-Basílica de Santa Rosa

No poço encontramos algumas pessoas colocando seus pedidos. Algumas ficaram um bom tempo ali rezando, pedindo a ajuda de Santa Rosa, contemplando, até derramando algumas lágrimas de clamor. Diante do poço tinha uma grande imagem de Santa Rosa segurando uma chave, na qual as pessoas tocavam os seus pedidos, confiantes de que aquela compatriota que agora é cidadã do Céu, rogaria por seus pedidos.

E, obviamente, nós também fizemos nossos pedidos à Santa Rosa. Mas também agradecemos por sua intercessão para que essa viagem acontecesse da melhor forma possível.

Depois, no mesmo dia, correndo com as malas, conseguimos passar rapidamente pelo túmulo de Santa Rosa. Ali, num instante de silêncio, pedi àquela Rosa do Jardim de Deus, que me ajudasse a ser santo e aguentar as pelejas do dia a dia.

Me senti ali sendo cuidado por Santa Rosa! Foi a primeira vez que consegui viver um período de férias em paz, sem enfermos na família (e sem que eu estivesse enfermo), sem problemas no trabalho e podendo contemplar o melhor de Deus.

Deus cuidou de tudo!

Hoje percebo o quanto Deus cuidou de tudo! Fomos ao Peru no mês de Santa Rosa, tocamos o seu testemunho de vida e o amor dos peruanos por ela. Que alegria foi ter estado nesses locais santos!

Além disso, não posso negar que me comove o fato de ter celebrado não os meus 30 anos, mas os 31 anos de vida, pois foi com essa idade que Santa Rosa de Lima faleceu, como uma formosa flor do jardim de Deus, testemunhando o amor e a misericórdia dAquele que a alcançou.

Assim sendo, encerro essa pequena partilha com uma frase de Santa Rosa que hoje também é o meu pedido a Deus:

“Meu Deus, podeis aumentar meus sofrimentos, contanto que aumenteis o meu amor por vós”.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!