Santa Madre Teresa de Calcutá ensina como ficar a sós com Deus

Madre Teresa ajoelhada

Neste texto, Santa Teresa de Calcutá dá algumas pistas de como ficar a sós com Deus. São dicas valiosas que nos ajudarão no caminho de espiritualidade e oração.

Sair para estar com Deus

“Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus” (Jo 6,3)

Os contemplativos e os ascetas de todos os tempos e de todas as religiões sempre procuraram a Deus no silêncio e na solidão dos desertos, das florestas e das montanhas.

O próprio Jesus viveu quarenta dias em absoluta solidão, passando longas horas num coração a coração com o Pai, no silêncio da noite.

Nós também somos chamados a retirar-nos a espaços para um silêncio mais profundo, para um isolamento com Deus; a estar a sós com Ele, não com os nossos livros, os nossos pensamentos, as nossas recordações, mas num despojamento perfeito; a permanecer na sua presença – silenciosos, vazios, imóveis, expectantes.

Não podemos encontrar a Deus no barulho e na agitação. Veja-se a natureza: as árvores, as flores e a erva dos campos crescem em silêncio; as estrelas, a Lua e o Sol movem-se em silêncio. O essencial não é o que nós dizemos, mas o que Deus nos diz e o que Ele diz a outros através de nós.

Poema do Silêncio

Ele escuta-nos no silêncio;
no silêncio fala às nossas almas.

No silêncio é-nos dado o privilégio de escutar a sua voz:

Silêncio dos olhos.

Silêncio dos ouvidos.
Silêncio da boca.
Silêncio do espírito.
No silêncio do coração, Deus falará.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password