fbpx

Santa Madre Teresa de Calcutá ensina como ficar a sós com Deus

Madre Teresa ajoelhada

Neste texto, Santa Teresa de Calcutá dá algumas pistas de como ficar a sós com Deus. São dicas valiosas que nos ajudarão no caminho de espiritualidade e oração.

Sair para estar com Deus

“Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus” (Jo 6,3)

Os contemplativos e os ascetas de todos os tempos e de todas as religiões sempre procuraram a Deus no silêncio e na solidão dos desertos, das florestas e das montanhas.

O próprio Jesus viveu quarenta dias em absoluta solidão, passando longas horas num coração a coração com o Pai, no silêncio da noite.

Nós também somos chamados a retirar-nos a espaços para um silêncio mais profundo, para um isolamento com Deus; a estar a sós com Ele, não com os nossos livros, os nossos pensamentos, as nossas recordações, mas num despojamento perfeito; a permanecer na sua presença – silenciosos, vazios, imóveis, expectantes.

Não podemos encontrar a Deus no barulho e na agitação. Veja-se a natureza: as árvores, as flores e a erva dos campos crescem em silêncio; as estrelas, a Lua e o Sol movem-se em silêncio. O essencial não é o que nós dizemos, mas o que Deus nos diz e o que Ele diz a outros através de nós.

Poema do Silêncio

Ele escuta-nos no silêncio;
no silêncio fala às nossas almas.

No silêncio é-nos dado o privilégio de escutar a sua voz:

Silêncio dos olhos.

Silêncio dos ouvidos.
Silêncio da boca.
Silêncio do espírito.
No silêncio do coração, Deus falará.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password