Santa Luzia – A Santa que preferiu a cegueira a trair Jesus

Santa Luzia é uma santa e mártir católica, nascida na Itália no final do século III.

O nome Luzia vem do latim e tem um bonito significado: “a portadora da luz”, um nome que reflete um pouco de quem foi essa Santa, a protetora dos olhos.

Olhos que refletem a luz e enxergam o Cristo, olhos que são a janela da alma e pelos quais podemos contemplar o Senhor no sacrário.

Luzia pertencia uma família rica e cristã, desejava manter-se virgem por amor à Deus. Porém, quando seu pai morreu, sua mãe quis casá-la com um jovem de uma ótima família, porém, esse jovem era pagão.

Ela então pediu à sua mãe um tempo para pensar sobre o casamento, e como sua mãe estava muito doente, fez a seguinte proposta: as duas iriam ao túmulo de Santa Águeda em peregrinação e caso a mãe fosse curada da doença, Santa Luzia não se casaria com o rapaz.

Sua mãe foi milagrosamente curada e ela então entendeu como vontade de Deus, vendeu tudo o que tinha e deu aos pobres.

Naquele tempo ainda havia perseguição aos cristãos. O jovem com o qual a Santa se recusou a casar a denunciou por ser cristã.

A santa se recusou a oferecer sacríficos aos falsos deuses, a negar sua fé ou quebrar seu voto de virgindade, por isso, foi martirizada.

A tradição nos conta que foram várias as tentativas para assassinar a pequena Santa: fogo, pisoteada e nada dava fim à sua vida. Antes de sua morte, seus olhos foram arrancados, por isso, ela hoje é reconhecida como padroeira dos olhos.

Por fim, foi martirizada por decapitação por volta do ano de 303.

Ela padroeira dos olhos, da visão e dos oftalmologistas. Sua história é tão conhecida que foi representada pelo poeta Dante Alighieri, na Divina Comédia, dando-lhe a graça iluminadora na obra.

A festa de Santa Luzia é celebrada doze dias antes do Natal e nos conta a tradição que ela deve nos indicar a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação para a vinda da Luz Eterna.

Reze a Oração para pedir à Santa Luzia proteção

Santa Luzia, rogai por Nós!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password