Santa Catarina de Siena – a mulher que repreendeu um papa

Santa Catarina de Siena é uma das santas mais importantes da Igreja Católica, conhecida por sua vida de intensa oração e caridade para com os pobres e doentes. Mas ela também é lembrada por ter repreendido um papa, demonstrando coragem e uma grande devoção à Igreja.

A vida de Santa Catarina

Santa Catarina de Siena nasceu em uma família numerosa e religiosa, que a educou na fé católica desde à infância. Desde cedo, demonstrou um grande amor por Deus e pelos outros, dedicando-se à oração e ao serviço aos pobres e doentes.

Aos 16 anos, Santa Catarina decidiu ingressar na Ordem Terceira de São Domingos. Apesar do desejo de seus pais de que se casasse, ela foi fiel ao chamado de Deus e passou a viver em uma cela na casa de seus pais, dedicando-se à oração e à penitência.

A partir daí, Santa Catarina iniciou uma intensa vida de apostolado, percorrendo a Itália para pregar e ensinar sobre a fé católica. Ela também foi uma importante conselheira de reis e papas, buscando sempre a unidade da Igreja e o bem comum dos fiéis.

Apesar de jovem e pouco letrada, a santa possuía uma sabedoria fora do comum, isso acontecia graças a grande intimidade que tinha com Deus, chegando a ter êxtases enquanto rezava e, por isso, seu conselho passou a ser valorizado por grandes figuras medievais.

Santa Catarina e o Papa Urbano VI

A história por trás dessa repreensão é interessante. Em 1376, houve uma grande divisão na Igreja Católica, com dois papas rivais disputando o poder: Urbano VI e Clemente VII. Muitos fiéis ficaram confusos e desorientados, sem saber a quem seguir.

Foi nesse contexto que Santa Catarina de Siena, já conhecida por sua sabedoria e santidade, decidiu intervir. Ela escreveu diversas cartas aos líderes da Igreja, pedindo-lhes que buscassem a unidade e o bem comum dos fiéis.

Mas foi em uma carta endereçada diretamente a um dos papas, o Urbano VI, que Santa Catarina foi mais incisiva. Ela o repreendeu por seu comportamento autoritário e pela falta de humildade em seu papado. Ela pediu a ele que mudasse sua atitude, buscando sempre a vontade de Deus e a orientação dos seus conselheiros.

A carta de Santa Catarina de Siena foi surpreendente para muitos, pois era incomum que uma mulher, ainda mais uma leiga, se dirigisse tão diretamente a um papa. Mas sua coragem e sua devoção à Igreja foram reconhecidas por muitos líderes religiosos, que a consideravam uma conselheira espiritual de grande sabedoria.

O legado de Santa Catarina de Siena

Santa Catarina de Siena é conhecida por sua profunda devoção a Jesus Cristo e sua entrega total à vontade de Deus. Ela escreveu diversas cartas e livros sobre a vida espiritual, como “O Diálogo“, no qual narra uma visão mística em que conversou com Deus Pai.

A santa faleceu em 29 de abril de 1380, mas seu legado espiritual e humano continua a inspirar muitas pessoas até hoje. Ela é um exemplo de coragem, devoção e caridade para com os pobres e doentes.

Sua repreensão a um papa também é um exemplo de como os fiéis podem e devem se envolver na vida da Igreja, buscando sempre a unidade e o bem comum. Mesmo em momentos de crise e de divisão, é possível fazer a diferença e contribuir para a construção de uma Igreja mais forte e mais unida.

A devoção à Santa Catarina de Siena é muito difundida em todo o mundo, especialmente entre os fiéis que buscam uma vida de oração e de caridade. Ela é considerada a padroeira da Itália, da Europa e das enfermeiras.

Sua coragem e sua devoção à Igreja são exemplos para todos nós, que buscamos seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e viver a nossa fé em profundidade.

Oração a Santa Catarina

 “Ó notável maravilha da Igreja, serva virgem, que por causa de suas extraordinárias virtudes e pelo que conseguistes para a Igreja e a Sociedade fostes aclamada e abençoada por todos.

 Vire teu bondoso olhar para mim, que confiante na tua poderosa proteção pede com todo o ardor da afeição e suplica a ti que obtenha pelas tias preces o favor que ardentemente desejo (dizer aqui a graça desejada).

 Com tua imensa caridade recebestes de Deus os mais estupendos milagres e tornou-se a alegria e a esperança de todos nós que oramos a ti e rogamos ao teu coração tu recebestes do Divino Redentor.

 Serva e virgem, demonstre de novo o seu poder e da sua caridade e o seu nome será novamente exaltado e abençoado e consiga para nós, a graça suplicada com a eficácia de sua intercessão junto a Jesus e ainda a graça especial de que um dia estejamos juntos no Paraíso em eterna alegria e felicidade. Amém.

Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…”

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password