fbpx

Sabedoria dos Padres do deserto

No século IV, os pais do deserto passaram seus dias em busca da intimidade com Deus e a ensinar aos outros o segredo para se viver uma vida de virtuosa.

Esses ensinamentos foram eventualmente compilados em um volume chamado “Antologia do Padres do Deserto”, um registro escrito de sua profunda sabedoria.

Além de dar conselhos aos monges sobre como orar, os ditos também explicaram vários aspectos da virtude como alcançá-la e mantê-la. Aqui está uma pequena amostra, bem curta, de cinco provas de que uma pessoa está no caminho certo de uma vida virtuosa.

Ditos dos Padres

Abbá Antônio disse: “Quem martela um pedaço de ferro, primeiro decide o que ele vai fazer; uma foice, uma espada ou um machado. Mesmo assim, devemos decidir quais são as virtudes que queremos forjar ou trabalhamos em vão “.

Abbá Antônio também disse: “Nossa vida e nossa morte são com o nosso próximo. Se ganharmos o nosso irmão, ganhamos a Deus, mas se escandalizarmos o nosso irmão, pecamos contra Cristo “.

Um irmão perguntou a Abbá Arsênio para ouvir uma palavra dele e o velho disse-lhe: “Esforce-se com todas as suas forças para que a sua atividade interior esteja de acordo com Deus e você superará as paixões exteriores”.

Alguém perguntou a Abbá Agathon, “Qual é o melhor: a penitência corporal ou a vigilância do interior?” O velho respondeu: “O homem é como uma árvore, a penitência corporal é a folhagem, a vigilância interior, o fruto.

De acordo com o que está escrito: “Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada no fogo” (Mateus 3, 10), é claro que todos os nossos cuidados devem ser direcionados para o fruto, isto é, ao guarda do espírito; mas precisa da proteção e do embelezamento da folhagem, que é ascetismo corporal “.

Foi dito de Abbá Agathon que durante três anos ele viveu com uma pedra na boca, até que ele aprendeu a manter o silêncio.

Refletindo e seguindo seus conselhos podemos rapidamente chegar a uma vida cheia de virtude e sabedoria divinas.

Segundo fonte de Aleteia.org

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password