Retorno das atividades presenciais em projetos da Aliança

Durante todos esses meses de quarentena, gerada pela pandemia da Covid-19, as atividades presenciais em alguns dos projetos de educação e contraturno escolar que a Aliança gerencia tiveram que ser suspensas, adaptando-se à execução remota.

Veja quais atividades retornam

No mês de outubro, 4 programas retornaram às atividades presenciais de forma gradativa, sendo permitido o atendimento de apenas 20% do número total de matriculados. Para garantir a saúde e segurança de atendidos e colaboradores, os projetos receberam auxílio de parceiros e da Prefeitura de São Paulo, para procedimentos de prevenção e adaptações dos ambientes.

Os projetos que retornaram, ou estão em procedimento para isso, são: CCA São Domingos Sávio e CEI São Miguel (Comunidade do Moinho), CCA Vila Cuore e CCA Pe. Pio (ambos na Zona Norte de São Paulo).

CCA São Domingos Sávio

Retornou no dia 5/10, atendendo 5 crianças por turma. As crianças cujas famílias não tinham segurança quanto ao retorno presencial foram direcionadas ao reforço escolar, realizado uma vez por semana e com hora marcada.

Agora, após quase um mês de atividades presenciais seguindo as adaptações, as famílias que não tinham a segurança quanto ao retorno mudaram de opinião, e a equipe está repensando o planejamento do mês para melhorar ainda mais o atendimento.

CEI SÃO MIGUEL

O programa retornou no dia 07/10.

Durante o período das atividades remotas, visando o retorno e a segurança de todos os envolvidos no trabalho, o espaço passou por reformas e adaptações. A equipe também se preparou por meio de cursos de capacitação, como formação de inteligência emocional, para executar o serviço presencial com excelência, estando prontos para acolhida dessas crianças no retorno ao projeto.

CCA VILA CUORE

O programa CCA Vila Cuore foi inaugurado em julho de 2020. Por conta do período de Pandemia, o atendimento estava acontecendo apenas remotamente. No dia 28/10 algumas crianças matriculadas tiveram o primeiro dia de atendimento presencial.

Seguindo todas as orientações, o atendimento está ainda sendo feito de forma parcial, com um número reduzido de crianças, que já fizeram o exame sorológico para Covid-19 e tiveram resultado não reagente.

Para João Júnior, gerente da Vila Cuore, esse é um tempo de muita felicidade, no qual o espaço consegue, ainda que de forma delimitada, dar passos naquilo que é o seu objetivo, pensando na comunidade atendida:

CCA Padre Pio

Esse programa ainda não teve o retorno presencial, mas está em processo para isso. Foram feitas as testagens das crianças e funcionários no dia 19/10, pela Prefeitura de São Paulo. Após o resultado, o retorno será realizado também com 20% da capacidade, estando previstas 36 crianças a partir deste mês de novembro.

Durante esse período de espera, as famílias que terão o retorno dos filhos ao programa estão sendo assistidas também com a doação de uma cesta básica. E, quanto ao espaço do CCA, ele também está sendo preparado para o recebimento dessas crianças.

Demais programas

Os outros dois Centros de Educação Infantil, CEI Misericórdia I e II, como são conveniados pelo município de São Paulo, não entraram na categoria de retorno gradual e presencial das aulas, sendo assim, continuam com as atividades e atendimentos de forma remota, enquanto aguardam liberação pela Prefeitura.

Um núcleo educacional é um sonho da Vila Cuore, que se configurou como CCA desde julho, com atendimento remoto. É uma alegria para nós podermos avançar nesse atendimento. Apesar de termos voltado com uma quantidade bem resumida, por questões de saúde, nos sentimos muito felizes, porque já é a volta daquilo que a Vila Cuore nasceu para ser à comunidade local”.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password