fbpx

“Que ninguém desista de ninguém!”

A Casa Restaura-me (em São Paulo), é um Centro de Convivência para pessoas em situação de rua. Por lá, cerca de 500 pessoas passam diariamente, recebendo apoio social, alimentar, vestimentas… e, não menos importante, de espiritualidade.

 

Acreditando na transformação que Deus pode fazer na vida de cada um que passa por ali, no final de semana dos dias 20, 21 e 22 de maio, a equipe da Casa levou 53 pessoas em situação de rua para um retiro espiritual, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, que teve como tema: “Que ninguém desista de ninguém!”

 

Durante os três dias, houve momentos de laser, com muita descontração, oferecendo a eles um ambiente saudável de fraternidade e alegria. Tudo isso, envolvido em momentos profundos de convite à partilha da Palavra, adoração Eucarística e Santa Missa.

 

O encontro aconteceu numa chácara, cedida generosamente por um benfeitor da Aliança de Misericórdia, e 20 pessoas se empenharam como voluntários durante os dias, para que os “conviventes” pudessem ter uma experiência com o amor de Deus. Eles contribuíram com os trabalhos na cozinha, música, limpeza e até uma dupla sertaneja da própria cidade esteve presente para animar ainda mais a noite dos conviventes.

 

Tudo foi preparado com muito carinho e expectativa da reação deles. Sem dúvidas, foram momentos muito profundos. Ao final desse encontro, 24 pessoas manifestaram o desejo de trilhar um novo caminho de transformação. Dessas,15 foram encaminhados para a Casa de Triagem de Rio das Pedras, outras quatro foram para a Fazenda da Esperança e cinco para a casa João Paulo II.

 

Vanessa Santos, responsável pela Casa Restaura-me, falou a respeito do encontro:

 

“Em vários momentos eles agradeceram demais a gente, falaram que nunca tiveram final de semana assim. Para nós, o desejo de retiros como este é levá-los a uma experiência com o amor de Deus. A gente sabe que essa transformação depois acontece.

 

Esse já é o quarto retiro que realizamos na Casa Restaura-me para as pessoas em situação de rua. A cada um deles a gente é grato a Deus por esse presente que é transformação dessas pessoas. 

 

História do Raimundo

Inclusive o Raimundo, que morreu na Cracolândia há uns dias, ele participou do terceiro encontro que fizemos. No caminho para lá, ele chegou bem alterado, sendo visível como ele estava saindo diferente no último dia do encontro. Ele tinha dois filhos, e nesse tempo depois do retiro ‘vivia numa luta interior do bem do mal’. Tinha receio de ir para uma Casa de Acolhida e ficar longe dos filhos. Então, ele vivia na Cracolândia e voltava.

Mas, teve uma vez que ele conseguiu um trabalho e foi lá para agradecer a gente e disse:

 

‘Sei que ninguém acredita em mim, mas eu sei que vocês acreditam. Vocês confiam em mim, então, sempre eu passo por aqui só para dizer para vocês não se preocuparem em que eu tô bem, e agradecer vocês pelo que vocês fizeram naquele final de semana na minha vida!”

 

A gente sabe que nem todos saem das ruas, mas a semente foi jogada, a semente foi lançada e através dessa semente a gente acredita e confia e sabe da ação de Deus que pode dar frutos futuramente”. 

 

Acolhida emergencial na Restaura-me e doações de agasalhos

 

Com a chegada do outono as temperaturas em São Paulo já caem bastante e muitas pessoas sofrem com o frio, chegando até mesmo a óbito. Na última semana, a Casa Restaura-me (que mantém atividades regulares diurnas), em parceria com a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), iniciou no local o Acolhimento Emergencial Frentes Frias.

 

Dessa forma, as pessoas em situação de rua podem ser acolhidas durante a noite, recebendo um jantar quentinho e um lugar para descansar, com segurança e aquecidos.

 

Além disso, a Casa conta com a ajuda de doações de roupas de frio e também cobertores, para auxiliar nesta missão.

 

Sua doação abraça e aquece quem mais precisa! Doe roupas de frio para irmãos em situação de rua. Veja os pontos de recebimento:

 

NA REGIÃO DE TAIPAS:

  • CCA PADRE PIO

Rua Barra da Buriquioca, 40 – Parque Taipas | Fone: 3946 3396

  • CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO

Rua Nilo Bruzzi, 31 – Jardim Botuquara

  • CCA VILA CUORE

Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 13658 – Taipas

NA REGIÃO CENTRAL

  • CASA RESTAURA-ME

Rua monsenhor Andrade, 746 – Brás | Fone 33267134

  • CEI SÃO MIGUEL

Alameda Eduardo Prado, 108 – Campos Elíseos | Fone: 3337-6946

  • ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO

Rua Avanhandava, 616 – Bela Vista | Fone: 3120-9191

  • ORATÓRIO EUCARÍSTICO NOSSA SENHORA DA BOA MORTE
  1. do Carmo, 202 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo

 

Aliança de Misericórdia e você aquecendo o corpo e a alma dos que mais precisam!

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password