Prossigo, mas não sem rumo certo

Quando se tem um objetivo e os olhos fixos em uma meta, se tem forças para ultrapassar os desafios que aparecem pelo caminho.

Pesquisas apontam que o brasileiro, devido aos resquícios culturais da colonização e aspectos da sociedade indígena, não dá valor ao planejamento a longo prazo e é imediatista.

Para os jovens esta questão é ainda mais intensa, pois o que mais importa é a cultura do hoje, do Carpe Diem.

O novo de Deus

É importante sermos abertos aos imprevistos, porque também neles há uma ação de Deus, porém é essencial termos um alvo e traçarmos uma estratégia e um caminho para alcançá-lo com êxito…

Do contrário, somos levados pela vida e não donos de nossas decisões.

A longo prazo, temos uma meta final em comum: o Paraíso! Para chegar até ela é preciso fazer um plano de escolhas de santidade, composta por oração, coerência de vida e conversões diárias, além de tantos propósitos pessoais para nos mantermos firmes.

A médio e curto prazo, cada um de nós tem outros objetivos como formar-se, casar-se, trabalhar em alguma área ou simplesmente abandonar um vício, emagrecer, ter conhecimento sobre algum assunto, mudar um hábito…

E para cada um desses é preciso planejar o passo a passo, ter determinação, paciência para esperar o tempo, abandonar alguns gastos e seguir com garra, persistência e com coragem!

É como na saga “Jogos Vorazes”, que no fim do ano atraiu milhares de pessoas ao cinema. A heroína estava disposta a lutar até o fim, em nome de sua causa e para salvar seus amigos e familiares.

Ela tinha uma meta! E por isso foi até o fim! Na vida real também é assim!

Ter um plano

Muitas vezes custa muito ter que viver algumas rotinas da vida e planejar é difícil por não ter resultado imediato, mas no futuro você colherá os frutos.

Tudo vale a pena quando se tem um objetivo válido! Nós cristãos o temos! E precisamos colocar amor todos os dias no que fazemos para termos forças de chegar ao fim.

Dica de um Santo: “‘Sujeitar-se a um plano de vida, a um horário, é tão monótono! ‘, disseste-me. – E eu te respondi: há monotonia porque falta Amor” (n. 77). Do livro: “Caminho” (São Josemaria Escrivá)

Já pensou no que você quer para este ano? Então, coloque no papel seu planejamento e mãos à obra pra cumprir!

E não se esqueça de colocar Deus sempre em primeiro lugar, somente Nele e a partir Dele podemos fazer nossos planos, metas e projetos para este ano que inicia.

Fora isso, qualquer esforço será em vão e tudo se perde ao longo do caminho!

*Carpe diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password