fbpx

Projeto Agroflorestal na Cidade Rahamim – Conheça aqui

A Cidade Rahamim tem ganhado cada vez mais estrutura, e isso acontece contando com a ajuda de inúmeros amigos, benfeitores e voluntários.

No último sábado, dia 11 de setembro, aconteceu no espaço a implementação do piloto SAF (Sistema Agroflorestal), a construção de um minhocário e realização de uma oficina de pintura com geotinta e pigmentos orgânicos, para crianças.

A equipe voluntária que esteve presente relatou como foi o dia de experiência. Veja a seguir.

Conheça aqui a Cidade Rahamim (Misericórdia)

“Ficamos felizes com a realização do mutirão Equipe Verde, um marco como parte do nosso trabalho voluntário no projeto de construção da Cidade Rahamim.

Ali, implementamos o piloto SAF (Sistema Agroflorestal), construímos um minhocário e realizamos a oficina de pintura com geotinta e pigmentos orgânicos (falso açafrão e urucum), como atividade lúdica e de sensibilização das crianças para o cuidado e atenção com a natureza.

Leia também: Bioconstrução, a alternativa ecológica para os lares na Cidade Rahamim

Proposta de trabalho

Na acolhida, recebemos as “boas-vindas” pelo Pe. João Henrique (fundador da Aliança de Misericórdia). Na sequência, a apresentação do projeto da Cidade Rahamim e, posteriormente, a equipe Esalq apresentou os fundamentos do SAF, e a proposta de sua implementação, bem como as etapas subsequentes para a sua manutenção e consolidação.

Dia de trabalho

A implantação do SAF, compreendeu a definição das linhas de árvores e o plantio de Lablab e feijão de porco, responsáveis pela adubação e hidrogenação do solo.

Foram plantadas mudas de bananeiras, como delimitadoras do SAF e de manutenção de umidade.

Também foram plantadas, entre as bananeiras e nas franjas do terreno, mandioca e flores, como beijo-de-moça ou picão-rosa, bonina ou maravilha e feijão borboleta.

Todo o solo recebeu a cobertura de palhada e folhas secas para evitar a exposição solar direta, preservando assim os microrganismos ali presentes.

Participação das Crianças

Na construção do minhocário campeiro, com a utilização de bambu, houve a participação efetiva das crianças, sempre muito curiosas, querendo explicações a respeito de tudo, e extasiadas pelo contato com as minhocas.

A oficina de pintura, com a participação da Equipe de Educação, proporcionou às crianças momentos de muita descontração, brincadeiras e criatividade. Elas tiveram a oportunidade de conhecer e pintar com tintas elaboradas com argila.

Avaliação do dia

Ao final, foi realizada uma rodada de avaliação do evento, onde os participantes puderam oferecer feedbacks sobre os pontos positivos e pontos a melhorar, visando o aprimoramento dos próximos trabalhos.

A data do próximo mutirão está prevista para o dia 16 de outubro, que terá como escopo o trabalho adjutório na construção da “Casa Protótipo Ecologicamente Correta”, da Cidade Rahamim.

Trabalho de união e coletividade

Tivemos a participação entusiástica dos padres que moram no local, missionários, irmãos acolhidos, integrantes da Equipe Verde, estudantes da Esalq, outros convidados e, em especial, das crianças.

Saboreamos um café da manhã delicioso e um almoço muito gostoso, preparados com muito carinho e capricho pelas irmãs Marly e Solange, e servidos em verdadeiro clima de comunhão.

Finalmente, queremos agradecer a todos que participaram do nosso 1º Mutirão e nos antecipamos em convidar-lhes a que também participem do próximo, se possível, em maior número”.

Equipe do Verde – Cidade Rahamim

Faça Parte

Deseja se voluntariar para o próximo mutirão? Entre em contato: (11) 99604-9349

Para mais informações da Cidade Rahamim: (15) 99113-8674.

Visite o perfil da Cidade Rahamim, no Instagram.

0 Comments

    Leave a Comment

    quinze − três =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password