Por que a Aliança vive uma Palavra a cada mês?

Foto: KellySikkema@kellysikkema-unplash

“Assim como a chuva e a neve descem do céu, não voltam para lá, senão depois de molhar a terra, de a fecundar e fazer germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia sem ter realizado a Minha Vontade e sem cumprir a sua missão.” (Is 55 10-11)

Prática e hábito

Quando os membros da Aliança de Misericórdia se comprometem a vivenciar o carisma, eles abraçam as práticas necessárias para alcançar este fim. Como ser expressão do amor misericordioso do Pai? Praticando ativamente coisas como a oração pessoal, Missa diária, confissão mensal, oração do santo rosário e meditação da Palavra.

Com relação a esta última, desde o início da obra, os fundadores se deixaram guiar pela Palavra de Deus para dar os passos certos no tempo certo. Portanto, a Palavra como uma “luz no caminho” (Sl 119) auxilia o povo de Deus a chegar mais perto de Sua vontade e de maneira perfeita.

Todos os vinculados a Deus pelo carisma da misericórdia iniciam seu dia com a meditação da Palavra, para que Ela guie as decisões e pensamentos, para que cada vez mais “busquem as coisas do Alto”.

Unidade pela Palavra

Na comunidade de vida, logo após a meditação individual da Bíblia, várias fraternidades incluem uma partilha comunitária; a partir desta partilha podem observar como o Espírito Santo fala de diversas formas aproveitando as disposições de cada um.

Este momento pode servir também como grande luz para compreender eventos, ou ainda, na resolução de problemas e conflitos; tudo isso pela partilha da Palavra e através dela. Entendendo este poder de unidade, os fundadores propuseram desde o início que o movimento como um todo pudesse meditar uma única Palavra todo mês.

Uma só oração

Em nosso site você pode encontrar o histórico de todas as meditações feitas pelos nossos fundadores, dadas a todo o movimento como linha mestra da vivência nos grupos dos diversos elos: comunidade de vida, aliança e amigos. Essa meditação ajuda a guiar as atitudes dos membros em suas escolhas pessoais, comunitárias e no âmbito da evangelização.

Se em algum momento alguém se perguntar “como faço neste caso?”, ou “como resolvo este problema?”, pode ter certeza que a Palavra do Mês será uma chave para compreender os fatos e resolvê-los. Não é um oráculo! Ela servirá de base para a vida cotidiana rumo à edificação do Reino de Deus.

Quando diversas pessoas rezam e buscam o mesmo fim, até o ponto de encarnar aquela palavra em suas vidas, como pode Deus não conceder esta graça? Foi ele mesmo que disse “Onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (cf. Mt 18,20).

Os primeiros passos

Se interessou em participar desta unidade de amor? Você pode! No primeiro final de semana de cada mês todo o Movimento da Aliança de Misericórdia se reúne para meditar a Palavra do Mês em dois momentos:  Vigília MMAE (Movimento Mariano de Adoração Eucarística) e JAM (Jornada da Aliança de Misericórdia).

Como fazer para acompanhar? Siga os nossos perfis no Facebook e Instagram e acompanhe a nossa programação de Lives. Está pronto para esta vivência com a Palavra? Então, corre lá na página Palavra do Mês e confira tudo o que já foi proposto pelos nossos fundadores neste ano.

Boa meditação!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password