O SIM que gera uma aliança de misericórdia

Fotos: acervo-aliança

Esse é o mês onde a Igreja, em seu caminho pedagógico com os fiéis, nos leva a refletir com bastante atenção sobre a vocação e sobre os discernimentos vocacionais, comumente mais latente entre os jovens, que nessa fase da vida se questionam sobre o seu chamado. A vocação universal do todo homem é o chamado à santidade.

Uma resposta de amor

Bonito contemplar como Deus nos chama para Seu serviço e o que Ele enxerga em nós, além daquilo que nossos olhos são capazes de ver.

Assim aconteceu com os fundadores do nosso Movimento. A Aliança de Misericórdia, antes de ser o que é hoje, começou com um chamado individual no coração deles.

Cada um, em sua intimidade com Deus e com o coração inflamado pelo anseio de consumir a vida, deu o seu SIM, para que o Amor de Deus fosse conhecido até os confins da Terra. Assim traçaram seus caminhos vocacionais.

Avancem…

Pe. Antonello e Pe. Henrique iniciaram sua formação sacerdotal na Congregação dos Missionários Xaverianos. Movidos pelo sopro do Espírito, que os inquietavam a irem para águas ainda mais profundas, após um período de discernimento, ingressaram na Comunidade Missionária de Villaregia.

Posteriormente, junto ao padre Giampietro e Irmã Maria Paola, que compartilhavam igualmente do anseio por viver de forma mais radical em meio a pobreza, e acolher os que desta maneira se encontravam, entenderam que o Senhor os chamava a um novo passo, em vista de uma nova vocação. Chamados para um anúncio da Misericórdia no amor preferencial aos pobres e pecadores, na acolhida destes.

Nascimento da Aliança

Num caminho de espera, discernimento e obediência, por vários sinais esse chamado foi sendo confirmado na vida desses consagrados e outros leigos que assumiram a Obra desde o sonho plantado. Um desses sinais foi a Palavra constitutiva da Aliança, presente em Isaías 61 e Lucas 4:

“O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa-nova aos humildes, a curar os corações doloridos, a anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade” (Isaías, 61ss).

Imaculada do Espírito Santo

E se você conhece um pouquinho da Aliança, já deve ter ouvido nossos padres dizerem que a real fundadora desse Carisma é Maria, a Imaculada do Espírito Santo.

Este também foi um sinal dado para o nascimento da comunidade. Após uma quarentena de discernimento, que terminou em 12 de dezembro (na ocasião, 3º Domingo do Advento do Natal do Ano Santo, Ano da Misericórdia): era a festa de N. Sra. de Guadalupe, Rainha e Padroeira das Américas, dos pequenos, sofridos e oprimidos. Compreenderam, então, que a Imaculada do Espírito Santo era a verdadeira Mãe e Fundadora, tiveram assim a inspiração da imagem de Maria Imaculada do Espírito Santo.

 Maria, mãe e fundadora. Ela nos oferece o coração de Jesus, fonte desse carisma. Nossa vida é marcada pela espiritualidade mariana, nós procuramos viver como Maria. Para quem vive na Aliança, o nosso hábito, nosso jeito de viver deve ser o jeito de Maria. Na simplicidade e humildade nós seremos sempre mais filhos da Misericórdia. É por isso que nós pedimos constantemente a sua intercessão, é por isso que todos os dias Maria está presente na nossa vida”. (Pe. Custódio – programa Na Fonte)

No Oceano da Misericórdia Infinita

Na madrugada de 1° de janeiro de 2000, apresentaram a Maria, Mãe da Igreja e da Misericórdia, o “SIM” para mergulharem profundamente no oceano da misericórdia, banhando outras pessoas nessa imensidão de amor.

“Vocês falam de sonho, mas eu vejo que já é realidade e que seus corações batem ao uníssono com que Jesus está querendo de sua Igreja aqui em São Paulo e com o que o nosso Pastor, Dom Cláudio Hummes, nos pede: uma nova evangelização a partir dos mais pobres. O vosso lema será Evangelizar para Transformar, para transformar o evangelizado em evangelizador”, nos disse Dom Gil Antônio Moreira, então bispo auxiliar da Região Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo, que foi um dos confirmadores desse Carisma.

Qual a sua resposta?

Neste ano de 2020, a Aliança celebra seus 20 anos de fundação. Hoje, presente em 7 países, mais de 40 cidades, e inúmeras pessoas transformadas pela misericórdia. Um sonho de Deus que torna-se realidade a cada novo SIM, e que começou lá atrás, quando os primeiros disseram:

Eis-me aqui, Senhor. Envia-me a mim” (Is 6,8)

Não duvide no que Deus pode fazer com você e através de você! Sente um chamado a esse Carisma? Comece um caminho de discernimento vocacional. Entre em contato conosco: (11) 99586-7742

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password