Novena dos Santos Arcanjos

No dia 29 de setembro a Igreja celebrará a Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que aparecem na Bíblia com missões importantes de Deus.

Por isso, temos uma novena em honra destes três amigos do céu que têm a tarefa de defender o homem na luta contra os planos do demônio.

Início da Novena

Pelo sinal da Santa Cruz, de nossos inimigos, livra-nos, Senhor, nosso Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ato de Contrição

Senhor meu, Jesus Cristo!
Verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, meu Redentor.
Pai Criador por ser Vós quem sois, Bondade infinita,
e porque vos amo sobre todas as coisas,
me pesa de todo coração ter-vos ofendido;
também me pesa porque sei que mereço as penas do inferno.
Ajudado(a) pela vossa divina graça prometo firmemente nunca mais pecar, confessar-me e cumprir a penitência que me foi imposta. Amém.

Deus Todo-Poderoso e eterno, bendito e louvado sejas por toda a eternidade. Que os anjos i os homens que criaste te adorem, te amem e te sirvam, Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal.

E tu Maria, rainha dos anjos, medianeira de todas as graças, toda-poderosa em tua oração, recebe bondosamente a oração que dirigimos aos arcanjos e faça chegar até o Trono do Altíssimo para que tenhamos graça, salvação e auxílio. Amém.

Oração aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

São Miguel Arcanjo: Vós, Príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba do príncipe das trevas.

Insistentemente vos suplicamos que nos alcanceis de Deus a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria.

Ao comparecermos perante o tribunal de Deus socorrei-nos para que não desfaleçamos!

São Gabriel Arcanjo: Vós, Anjo da Encarnação, Mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até mais suaves sugestões e apelos da graça emanados do Coração amabilíssimo de Nosso Senhor.

Nós vos suplicamos que fiqueis sempre junto de nós, para que compreendendo bem a Palavra de Deus e suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

São Rafael Arcanjo: Vós que sois lança e bálsamo do amor divino, nós vos suplicamos, feri o nosso coração e depositai nele um amor ardente de Deus. Que a ferida não se apague nele, para que nos faça perseverar todos os dias no caminho do amor. Que tudo vençamos pelo amor!

Ajude-nos grandes e santos irmãos, servidores como nós diante de Deus. Protegei-nos de nós mesmos contra a nossa covardia e tibieza, contra nosso egoísmo e avareza, contra a nossa inveja e desconfiança, contra nosso orgulho e comodidade, contra o nosso desejo de ser apreciados.

Desfaz os laços do pecado e de tudo que nos aprisiona ao mundo.

Tira a venda que nós mesmos colocamos em nossos olhos, para não ver a miséria que nos rodeia, e poder olhar nosso própria, sem incomodarmos de mudar.

Crava no nosso coração o aguilhão da santa inquietude de Deus, para que não cessemos jamais de buscá-lo com paixão, contrição e amor.

Vê o Sangue de Nosso Senhor que se derramou por nós. Vê as lágrimas de vossa Rainha derramadas por nossa causa. Vê em nós a imagem de Deus destroçada, deteriorada, imagem a qual Deus criou por amor.

Ajuda-nos a reconhecer a Deus, a adorá-lo, amá-lo e servi-lo. Ajuda-nos na luta contra os poderes das trevas que nos rodeiam e nos oprimem sorrateiramente.

Ajuda-no para que nenhum de nós se perca, e para que um dia, possamos desfrutar da felicidade eterna. Amém.

(Aqui se coloca as intenções da novena, depois reza-se um Pai-Nosso, Ave Maria e um Glória)

Invocações finais

São Miguel, lute ao nosso lado com teus anjos, ajudai-nos e rogai por nós.

São Rafael, lute ao nosso lado com teus anjos, ajudai-nos e rogai por nós.

São Gabriel, lute ao nosso lado com teus anjos, ajudai-nos e rogai por nós.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password