Natal dos Pobres 2022 – Um dia especial para quem vive na Belém das ruas

Aconteceu no último domingo, 18 de dezembro, o Natal dos Pobres. Uma bonita iniciativa da Igreja Católica e realizada em conjunto pelas comunidades Aliança de Misericórdia, Toca de Assis, Fraternidade O Caminho e projeto Acolhendo. É a graça unidade dos carismas levando um pouco do amor e da alegria do nascimento de Jesus aos irmãos em situação de rua e grande vulnerabilidade social da cidade de São Paulo.

O Natal na Belém das ruas

O Natal dos Pobre acontece há vários anos na cidade de São Paulo, como evento de encerramento da Missão Thalita Kum, que tem por missão levar à Belém das Ruas, uma festa de Natal com a dignidade que os nossos mestres merecem todos os dias do ano.

É sempre um dia de muita alegria e graça, onde podemos levar o Natal em todos os seus sentidos aos mais pequeninos. Levamos a ceia através do alimento, o MENINO DEUS que nasce através das orações e o acolhimento através do serviço prestado no dia.

Cuidado integral

O dia começou com a “Ação do Bom Samaritano” às 8h da manhã do lado da Catedral da Sé com corte de cabelo, unha, design de sobrancelha, cuidados de higiene e atendimento de saúde. Foram atendidos em torno de 500 pessoas, entre homens e mulheres.

Na parte da tarde, pós almoço foi a organização da ceia, com todos os servos reunidos. Tínhamos mais de 300 servos e a espera de 1500 irmãos para o Jantar, porém o número de irmão superou a expectativa, chegando a cerca de 2500 participantes.

Às 17h, na Catedral da Sé, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a Santa Missa do 4º Domingo do Advento para todo o povo presente. Após a celebração, Dom Odilo foi para a praça dar a benção para o início do jantar especial.

No cardápio, foi servido: Arroz, feijão, farofa, salada, frango assado, refrigerante e sorvete. Ao final, cada irmão ganhou uma sacolinha com um panetone e um bolo.

Presenças do Natal dos Pobres:

Padre João Henrique, fundador do Movimento Aliança de Misericórdia esteve presente, assim como Padre Evandro, Presidente da Aliança eleito para o próximo quadriênio que inicia em janeiro de 2023 e a missionária Mary de Calcutá, atual vice-presidente e uma das responsáveis pelo evento.

No palco apresentaram-se atrações musicais com participações do DJ Lucas Ninja e a banda Herdeiros da Palavra.

Entre os presentes, estavam diversas autoridades civis, dentre elas, Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo; Carlos Bezerra Júnior, Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Milton Alves, Secretário Adjunto da Casa Civil; Marcelo Vieira Salles, Subprefeito da Sé e o vereador Rodrigo Goulart.

 

NÚMEROS DO NATAL DOS POBRES

500 Atendimentos com corte de cabelo, unha, design de sobrancelha, cuidados de higiene e saúde

300 servos/voluntários de todas as organizações participantes

2.500 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social beneficiadas com a Ceia de Natal

 

Testemunho: Uma missionária da Aliança relatou um ocorrido durante o Natal dos Pobres:

“Uma irmã se aproximou de nós pedindo ajuda, mas não era para ela e sim para Dona Maria, uma senhora de 54 anos que estava na rua há 2 semanas.

Nos aproximamos dela, conversamos e ela começou a nos contar uma história de que morava com uma colega e ela ia viajar e a deixou numa praça dizendo para que ficasse lá um tempo.

Achei a história um pouco estranha, conversamos, a levamos para o atendimento de saúde, estava com as duas pernas inchadas, sentindo muita dor, andava muito encurvada, não conseguia ficar ereta. A levamos até a igreja da Boa Morte para tomar um banho, pois estava num estado muito crítico. Depois de tanto conversarmos com ela, achamos a família da Dona Maria que mora no Itaim Paulista. Eles estavam à procura dela! Fizemos contato e, com a graça de Deus, conseguimos levar Dona Maria de volta para a família”.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password