Músicas inspiradas na Bíblia

Santo Agostinho tinha razão de dizer “canta e caminha”, fazendo referência à alegria da vida cristã. Cantar faz bem e ouvir uma boa música melhora o nosso dia.

Arte a serviço da Palavra

Alguns artistas reconhecidos tomaram versículos da Bíblia, uns de maneira literal e outros tomando a liberdade artística, para compor canções que ficaram muito conhecidas.

A música tem um poder de tocar a alma, quando se une à Palavra, toca realmente muitas pessoas com sua mensagem.

1 – He turned the water into wine, de Johnny Cash

Durante uma apresentação na prisão de San Quentin, Cash explicou que escreveu esta canção ao voltar de uma peregrinação à Terra Santa. Estiveram em Caná e numa pequena igreja onde estava a cisterna de onde os servos retiram a água que Jesus transformou em vinho (cf. Jo 2, 1ss).

O som da água e tudo o que sentiu naquela visita o inspirou, e no caminho de volta, compôs a canção.

2 – Where you lead, de Carole King

Se diz que esta cancão foi inspirada no Livro de Rute. Foi  escrita por King junto a Toni Stern para o seu álbum Tapestry (1971).

Rute era nora de Naomi; quando seu esposo morre, sua sogra lhe diz que pode partir para casa de seus pais e casar-se novamente. Orfa, a outra nora, partiu, mas Rute lhe disse que não, e que ficaria ao seu lado. O trecho é de Rute 1, 16: “Não insista em que te deixe e me vá. Aonde tu vais também irei”.

Ainda que a canção de King seja mais dirigida a um homem, na sua letra se escuta: “Aonde for eu te seguirei. A qualquer lugar que digas, se precisar de mim, te seguirei aonde me guiar”.

Um dado curioso: King fez uma versão da canção com sua filha porque sentiu que a mensagem de seguir um homem desta forma não era adequado. Logo a canção se converteu no tema principal da série americana, disponível na Netflix Gilmore Girls, que trata da relação entre mãe e filha.

3 – Joseph, better you than me de The Killers

A canção foi escrita pelo vocalista da banda, Brandon Flowers, e contou com a colaboração de Elton Jonh e Neil Tennant (vocalista do Pet Shop Boys). Para ele, era importante fazer uma música sobre são José, o pai adotivo de Jesus, que muitas vezes é deixado de lado.

Flowers contou numa revista que uma vez estava na igreja quando alguém mencionou José, então se deu conta que poucas vezes se faz reflexão sobre o quão difícil deve ter sido criar o filho de Deus e assumir Maria.

Esta canção foi lançada digitalmente em dezembro de 2008 e todos os lucros foram revertidos para uma organização que cuida de pessoas com AIDS.

4 –  The Prophet’s Song de Queen

O guitarrista da banda, Brian May, compôs esta canção nos anos 70 logo depois de sonhar com uma grande inundação, fazendo alusão aos capítulos que falam da Arca de Noé no livro do Gênesis. Inclusive na letra se fala da volta da pomba branca, que foi a ave que Noé soltou para ver se as águas haviam baixado e depois de sete dias regressou com um ramo de oliveira em seu bico.

Com informações de Aleteia/Espanha

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password