Ajude a Missão em Moçambique

Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia é uma Associação Privada de Fiéis, com sede na Arquidiocese de São Paulo, capital, cuja identidade se encontra em sua Palavra de Vida “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres…” (Is 61,1ss e Lc 4,18-19). O Movimento está presente em mais de 50 cidades do Brasil e outros 6 países (Bélgica, Itália, Polônia, Portugal, República Dominicana e Venezuela), através da adesão dos membros a um dos Elos de pertença.

De uma forma concreta o movimento Aliança de Misericórdia deseja fundar uma casa de missão no continente Africano, em Maputo, Capital de Moçambique.

Dados sobre o país

Moçambique está localizado no sudoeste da África com uma população de 29.364.125 de habitantes e atualmente apresenta diversos problemas socioeconômicos. De acordo com dados fornecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) Moçambique está entre os oitos países do mundo com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ocupando o 181º lugar da classificação de 2016.

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, a expectativa de vida dos habitantes é de 57,6 anos, longe da média global que é 71,4 anos; além do abandono de crianças e idosos por parte de suas famílias e o fraco investimento do Governo local e a falta de proteção do Estado contribuem para que o índice permaneça tão baixo. O analfabetismo atinge mais de 55% da população e a taxa de mortalidade infantil é de 86 óbitos a cada mil nascidos vivos.

A expectativa de vida da população do Moçambique é tão baixa devido a condição econômica do país e as diversas doenças que assolam a população, dentre elas o cólera, a diarreia, resultante do precário saneamento básico, malária, desnutrição crônica, a tuberculose que contribui muito para a morte dos moçambicanos, e o drama do HIV (Aids), onde o vírus atinge 7,4 por cada mil cidadãos entre 15 e 49 anos de idade, a oitava taxa mais alta em todo mundo. Este país tem como religião crenças tradicionais, cristianismo e o islamismo. O idioma oficial é o português, além de algumas línguas regionais.

Atendendo o clamor do povo

Sabendo dessa realidade, a Aliança de Misericórdia, através dos seus fundadores sempre teve um profundo desejo de expandir o carisma da misericórdia nessas terras, e em 2016 o sonho se tornou mais concreto, com o contato dos nossos padres com o Padre José Maria, falecido no final do ano passado e que era mantenedor de um projeto que abriga 300 crianças, chamado Casa do Gaiato, além de mais cinco aldeias ao redor. O desejo do Padre José Maria era repassar o projeto para que continuássemos com as atividades de evangelização com as crianças e os moradores das aldeias.

A missão do Movimento Aliança de Misericórdia é tornar-se uma expressão viva do amor misericordioso e contribuir para que a vida das pessoas seja melhor, menos dolorosa e injusta; e sendo assim desejamos também dar continuidade lá em Maputo ao trabalho de evangelização de cunho religioso e social.

Como ajudar

De forma concreta os valores arrecadados nessa campanha irão contribuir para custear as passagens dos missionários que serão enviados do Brasil, as taxas consulares para obtenção dos vistos, o aluguel e a manutenção inicial da Casa de Missão, e a abertura de um poço artesiano para as diversas necessidades, visto que mais especificamente na região periférica onde residirão os missionários não chove há 6 anos, e a  aquisição de materiais para o início dos trabalhos em Maputo.

Sabendo que assim como nós, eles são filhos de Deus, nós da Aliança de Misericórdia enviaremos 7 missionários à Capital Maputo, eles serão as nossas mãos, trabalharão com todo empenho para realizar esse Sonho que pertence a cada um de nós.
Para que tudo isso se torne uma realidade, contamos com a sua ajuda e doação. Seja também esta ponte de misericórdia ao coração da África!

Referências:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. “Moçambique”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/mocambique.htm>. Acesso em 06 de abril de 2017.

Campanha para a missão de Moçambique

Link para doações para apadrinhar o inicio da Missão em Moçambique