A Misericórdia transformou minha vida

Meu nome é Thiago Campos, tenho 26 anos e sou natural de Três Lagoas/MS. Sou missionário e moro na Casa de Acolhida Masculina em Piracicaba/SP. Quero partilhar com vocês um pouco da minha história, que fala sobre uma vida sem sentido, mas que em certo momento encontrou a Misericórdia de Deus:

A vida de Thiago

Desde cedo tive uma família desestruturada, com um pai que era usuário de crack, uma irmã que tinha se tornado garota de programa, e outra irmã que era casada, mas infelizmente era alcoólatra.

Minha vida era de muita festa, sempre com muitas bebidas e drogas. Estava fazendo uma grande bola de neve com a minha história.

Comecei a ir para o caminho errado, bebendo, fumando cigarro e com más companhias, mas o ápice de tudo se deu aos 16 anos, quando certa vez ao chegar em casa vi que meu pai tinha espancado minha mãe e cortado o cabelo dela com faca.

Foi muito difícil ver aquela situação, pois não sabia o que estava acontecendo, e num momento de desespero, eu que já tinha um pouco de envolvimento com alguns traficantes e também tinha uma arma, fui buscá-la e cheguei a apontar para o meu pai, mas minha irmã, minha mãe e minha namorada me impediram.

Uma família destruída

Ali, a minha família acabou e meus pais se separaram. Sem esperanças, comecei a fumar maconha e também cheirar muita cocaína. Além de todos os problemas, isso tornava tudo ainda mais difícil na minha vida.

Quando fiz 18 anos comecei a servir no Exército. Estava indo para o terceiro ano de quartel, era motorista, tinha diploma de melhor combatente e era um dos melhores soldados da companhia, mas minha mãe acabou sendo presa acusada de tráfico de drogas e por isso fui dispensado.

Eu a culpei durante um bom tempo por causa disso. E mesmo magoado, foi muito difícil vê-la naquela situação. Mas para mim aquela realidade foi se tornando natural, pois já estava tudo perdido. Então comecei a me envolver no tráfico, fazer assaltos e vender muita droga. E em determinado momento coloquei meu próprio pai para traficar para mim!

Uma larva que brilha

Um dia fui fazer um assalto e acabei sendo preso, foram apenas 9 dias, mas foi ali que conheci o crime de verdade. Sai da cadeia com a cabeça totalmente diferente, conheci a realidade do crime organizado e comecei a comandar o meu bairro.

Certo dia um rapaz que morava em frente de casa, me parou e falou assim: “Deus tem um propósito pra você e sua vida”. Aquilo foi direto ao meu coração, mas não dei à mínima, eu pensei em pegar o revolver e dar um tiro nele.

Na minha cabeça só tinha isso, mas no meu coração só ressoavam aquelas palavras. Perguntava-me: – Deus, o que é Deus? – eu tinha participado da catequese até os nove anos de idade, pois minha mãe mandava a gente ir.

Só que para mim também não importava, eu não conhecia Deus!

Nesse mesmo dia, estava andando e encontrei uma larva que brilhava. Eu a peguei comecei a olhar para ela. De repente, pensei “Thiago, se uma larva consegue brilhar para Deus por que você não vai brilhar?”. Acho que Deus me dizia “uma larva brilha e você não vai brilhar?”, foi aonde eu chorei, eu chorei bastante.

Deus falava comigo

A partir de então, comecei a ir à Igreja e participar das atividades. Ali, a vida voltou a ter sentido, eu já não usava drogas, nem bebia, pois tinha este compromisso. Certo dia, uma mulher me convidou para um encontro vocacional, que aconteceria dali alguns dias, e eu aceitei e fui!

Lá senti a verdadeira conversão, Deus falava comigo. Naquele dia também eu me confessei. A gente não tem noção do que é a confissão, eu confessei toda a minha vida.

No outro dia pela manha teve um momento de efusão, o diácono colocou a mão na minha cabeça, e começou a falar: “fala que você esta cansado…”, realmente eu estava cansado de levar a vida que eu estava vivendo. 10/11 anos da minha vida era só desespero, coisas que não valiam a pena viver .

Acho que o que transformou a minha vida foi a Misericórdia de Deus, pois mesmo usando drogas dos 12 anos aos 23, Ele olhou para mim. E sinto que a única coisa que não podemos perder é essa Misericórdia. Deus é Misericórdia! Ele é Justiça, mas também é Misericórdia, um Deus que desceu até a minha miséria para me acolher.