Jesus veio chamar os pecadores
“Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”
Porque foi que Jesus não chamou Mateus ao mesmo tempo que Pedro, João e os outros? Tal como veio à Terra apenas quando sentiu que os homens estavam dispostos a obedecer-Lhe, também só chamou Mateus quando soube que ele O seguiria; pela mesma razão, só agarrou Paulo após a ressurreição (At 9).
Porque, sondando os corações, penetrando no mais íntimo da alma de cada um, Ele sabia bem em que momento cada um estava disposto a segui-l’O.
Coração preparado para acolher Jesus
Se Mateus não foi chamado logo no princípio, foi porque ainda tinha o coração demasiado duro; mas, depois de Jesus ter feito numerosos milagres, e a sua fama ter crescido, já ele estava disposto a escutar o Mestre, e Jesus sabia-o.
Convém ainda admirar a virtude deste Apóstolo, que não esconde a sua vida passada.(…)Desempenhava um ofício vergonhoso e os lucros que dele tirava não tinham desculpa.
Apesar disso tudo, Jesus chamou-o. Não Se envergonhou de chamar um publicano, tal como não corou por falar a uma prostituta e permitiu mesmo que ela Lhe beijasse os pés e os regasse com as suas lágrimas (Lc 7,36s).
Porque, se Ele veio, não foi apenas para tratar dos corpos, mas para curar as almas. Era o que acabava de fazer com o paralítico; depois de ter mostrado claramente que tem poder de perdoar os pecados, vai ter com Mateus, para que as pessoas não fiquem espantadas por O verem escolher um publicano para seu discípulo.
São João Crisóstomo (c. 345-407)
presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre S. Mateus
0 Comments