Como não pirar no Isolamento Social?

Neste tempo de pandemia e isolamento social devemos tomar alguns cuidados simples, mas muito importantes ao bem estar emocional de todos.

Excessos

O excesso de informações gera ansiedade e descontrole emocional. Já temos a informação necessária. Coloque limites a si mesmo e não queira absorver tudo o que vê ou escuta. Isto só te trará angústia e pânico.

Ressignifique o Isolamento Social

Você não ficará confinado pra sempre, mas é preciso se isolar por uns dias, até que tudo volte ao normal. Dá pra ressignificar o momento:

  • faça uma lista de tudo o que precisa ser feito em casa e que você não fez até hoje por falta de tempo,
  • reúna sua família para dialogar,
  • brinque com seus filhos,
  • cuide do seu corpo praticando exercícios e mantendo uma alimentação saudável, etc…

Logo, tudo voltará ao normal.

O medo paralisa

Não podemos parar nos pensamentos negativos e no pessimismo. O medo nos paralisa. Procure pensar diferente e acredite: você pode cultivar pensamentos otimistas e interagir com os que estão em sua casa.

Olhe pra dentro de você e cuide do seu emocional. Não desista de sonhar! Não é tempo de murmurar. É tempo de orar!

Compartilhe esperança!

Dentro de cada um de nós existem riquezas que podem ser compartilhadas. Chega de compartilhar notícias tristes, compartilhe esperança!

Se você está em tratamento médico ou psicológico, não pare seu tratamento e não deixe de tomar sua medicação. Existe a opção de atendimento psicológico online. Procure ajuda se perceber que não está conseguindo lidar com o medo e a angústia.

E por fim, coloque sentido neste momento da vida. Viva um dia de cada vez e não perca a fé. Sirva os que estão à sua volta e acredite: Deus está no controle!

Patricia M. Leal Mello
Missionária no Mundo
Psicóloga Clínica
Psicoterapia online

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password