Intenção do Papa para 2026 – Agosto: Pela evangelização nas grandes cidades

Neste mês de agosto, tradicionalmente dedicado às vocações, o Papa Leão XIV convida a Igreja a rezar “para que, nas grandes cidades, o testemunho dos cristãos torne visível o Evangelho e promova uma cultura do encontro.”

As grandes cidades do mundo moderno são espaços de oportunidades, mas também de solidão, desigualdade, violência e desumanização. Nelas convivem milhares, às vezes milhões, de pessoas que se cruzam diariamente sem se conhecer, muitas vezes sem serem vistas. E, em meio a essa multidão, muitos clamam em silêncio por sentido, por amor e por Deus.

O Papa nos convida a olhar para as cidades com os olhos de Jesus: cheios de compaixão e desejo de salvação. Evangelizar no ambiente urbano exige criatividade missionária, presença próxima, linguagem encarnada e testemunho coerente. A Igreja deve estar onde o povo está — nas ruas, nas redes, nas periferias — irradiando a luz do Evangelho com alegria e coragem.

Como viver essa intenção em agosto?

  • Reze pelos missionários e agentes de pastoral que atuam nas cidades

  • Participe de iniciativas de evangelização urbana e ações sociais

  • Testemunhe o Evangelho com sua vida no trabalho, no trânsito, nos encontros diários

  • Ajude sua paróquia ou comunidade a ser mais acolhedora e aberta aos que estão distantes

  • Cultive uma espiritualidade encarnada, que una oração e ação nas realidades urbanas

“A messe é grande, mas os operários são poucos.” (Mt 9,37)

A Aliança de Misericórdia, nascida justamente para evangelizar os pobres e as periferias existenciais das grandes cidades, sente-se especialmente unida a essa intenção. São nas ruas, favelas, centros urbanos e espaços digitais que encontramos corações sedentos de Deus, esperando por uma Palavra que os desperte para a vida nova.

Que neste mês vocacional, muitos sejam chamados a anunciar Cristo nas metrópoles, e que todos nós sejamos sal da terra e luz do mundo onde vivemos, trabalhando pela construção de uma cultura do encontro e da misericórdia.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password