Escola de Evangelização

Este projeto é destinado aos jovens que se colocam à disposição de Jesus e de sua Igreja, doando (01) um ano de sua vida para formarem-se como evangelizadores, partindo da missão que Jesus confiou aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (cf. Mc 16,15).

Escola de Evangelização Nossa Senhora de Guadalupe

O Movimento Aliança de Misericórdia é uma “Associação Privada de Fiéis”, com sede na Arquidiocese de São Paulo, capital, nascido no ano de 2000. Sua identidade se encontra na sua palavra de Vida:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista e para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar o ano de graça do Senhor”. (cf. Is 61,1ss)

O carisma e a espiritualidade do Movimento Aliança de Misericórdia brotam do coração misericordioso de Jesus e impulsionam todos os membros do Movimento ao encontro do coração de cada pobre, materialmente ou espiritualmente.

O movimento está presente em mais de 60 cidades do Brasil e outros 08 países (Brasil, Polônia, Bélgica, Itália, Venezuela, Portugal, República Dominicana, África,), através da adesão dos membros a um dos Elos de pertença.

No âmbito religioso a Aliança de Misericórdia acolhe e une as forças de homens e mulheres, celibatários e casados, leigos e clérigos, que, de várias formas e níveis, chamados por Deus, tornam-se “filhos da misericórdia” para evangelizar as ovelhas perdidas (cf. Lc 15, 4-7), confiantes na potência do Espírito Santo, realizando todas as obras de Misericórdia que as próprias forças permitirem.

“Pelo nosso carisma somos chamados a sermos Aliança de Misericórdia e ponte de Misericórdia entre:

  • pobres e ricos;
  • centro e periferia;
  • pequenos e grandes;
  • igreja e igreja;
  • dimensão carismática e libertadora;
  • ação evangelizadora e de promoção humana;
  • a vida de oração e de ação;
  • homem e homem;
  • povos e povos;

até os confins do mundo” Estatuto N º 17

Junto aos trabalhos de evangelização, o Movimento realiza diversas obras sociais junto à população carente das periferias e ruas, conjugando harmoniosamente evangelização e caridade como faces de uma só moeda, e sendo reconhecida juridicamente como entidade de utilidade pública em âmbito municipal, estadual e federal.

GARANTA SUA FICHA DE INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: escola@misericordia.com.br

  1. JUSTIFICATIVA

A Escola de Evangelização é um projeto iniciado no ano de 2008 pela Associação Aliança de Misericórdia, com o desejo de formar evangelizadores, autênticas testemunhas do Evangelho para nossos dias. Compreendendo que “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade” [1].

Este projeto é destinado aos jovens[2]que se colocam à disposição de Jesus e de sua Igreja, doando (01) um ano2 de sua vida para formarem-se como evangelizadores, partindo da missão que Jesus confiou aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (cf. Mc 16,15).

Gerados na simplicidade da Escola de Maria, dos pequeninos, os novos evangelizadores serão pequenos sinais do Amor Misericordioso do Pai.

“Maria, Mãe de Jesus Cristo e de seus discípulos, tem estado muito perto de nós, tem-nos acolhido, tem cuidado de nós e de nossos trabalhos, amparando-nos, como a João Diego e a nossos povos, na dobra de seu manto, sob sua maternal proteção. Temos pedido a ela, como mãe, perfeita discípula e pedagoga da evangelização, que nos ensine a ser filhos em seu Filho e a fazer o que Ele nos disser” (cf. Jo 2,5).3

Respondendo ao Senhor que convida os seus a segui-lo: “Sejamos para todos uma expressão da bondade do coração da nossa Mãe querida”4.

A Escola de Evangelização oferece um espaço de vida comunitária, formação, trabalho voluntário e experiência de evangelização querigmática e carismática.

Após o término do ano, os evangelizadores poderão voltar para sua cidade e diocese de origem, enriquecidos pela experiência comunitária e evangelizadora que realizaram ao longo desse período. Este ano de Escola de Evangelização, possibilitará um tempo de discernimento vocacional, ajudando o jovem a dar passos no caminho do Senhor; Uma resposta inicial de quem o escutou com admiração, acreditou n’Ele e decidiu segui-lo como discípulo missionário.

  1. OBJETIVO GERAL

expressões.Formar novos homens e mulheres como evangelizadores que, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados, operem nas próprias realidades uma autêntica evangelização: no seu ardor, nos seus métodos e nas suas

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Da Escola de Evangelização:

  • Oferecer bases sólidas para uma fé cristã madura e comprometida com a Palavra de Deus, com a missão de Cristo através da Formação Comunitária, espiritual, humana/moral e pastoral missionária.
  • Formar jovens discípulos e missionários de Cristo, testemunhas no mundo de hoje, nas escolas, cadeias, bolsões de misérias, junto aos mais necessitados, onde a Palavra de Deus não chega, cientes de que todo homem tem uma ferida para ser curada e uma miséria que invoca Misericórdia.
  • Conscientizar o jovem quanto ao seu papel na Igreja e na sociedade, formando verdadeiros cristãos e autênticos cidadãos.

Do candidato:

  • Viver sua adesão ao projeto da escola de evangelização de forma responsável, tendo conhecimento de todos os regulamentos que assegurem o mesmo. Consciente deste caminho é convidado a participar de forma ativa das realidades de evangelização propostas pelo Movimento Aliança de Misericórdia, por meio de seus formadores.
  1. PÚBLICO ALVO

O público alvo da Escola de Evangelização são jovens acima de 18 anos que desejam viver uma experiência de evangelização buscando um aprofundamento da sua vida Cristã. É necessário ter cursado no mínimo o Ensino Médio e ter a iniciação cristã.

GARANTA SUA FICHA DE INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: escola@misericordia.com.br

  1. PLANO DE EVANGELIZAÇÃO

“Em comunhão com a Igreja e sua missão, desejamos dar à evangelização um novo rosto, na alegria e ousadia5, para proporcionar um encontro ou reencontro com Cristo que transforme os corações e os leve a uma amizade feliz com o Senhor”6.

A missão da Escola de Evangelização está em consonância ao carisma da Aliança de Misericórdia, que é tornar-se uma expressão viva do amor misericordioso, que brota do coração do nosso Deus através da sua Igreja, para com os mais pobres materialmente e espiritualmente e está sintetizado no lema: Evangelizar para Transformar, colaborando para que cada pessoa alcançada se torne agente e testemunho da misericórdia de Deus.

Preservamos nossa missão buscando ser sempre “pontes” de Misericórdia. Compreendemos que o “TODOS” é a nossa vocação7, pois, este é o desejo do Mestre: atingir todos os corações com o anúncio do Reino. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo10,10b). Como discípulos-missionários só poderemos dizer que “de graça recebemos e de graça devemos dar” (cf. Mt 10,8).

Assumimos, por isso, um compromisso específico de evangelização, entrando em todos os bolsões de miséria, dos “porões da nossa humanidade”, segundo as indicações do Papa Francisco na Exortação Evangelli Gaudium e assumindo algumas indicações da Redemptoris Missio (Encíclica de João Paulo II, 1980):

  • Âmbitos territoriais da Missão “Ad Gentes” propriamente dita;
  • Mundos e fenômenos sociais novos: megalópoles, grupos humanos isolados e marginalizados, jovens, pobres;
  • Áreas culturais, ou modernos areópagos: o mundo das comunicações, da cultura, da política, da economia, o “ressurgimento religioso”.

5.1 ESPECIFICIDADES DA AÇÃO EVANGELIZADORA 

“Recobremos, portanto, o “fervor espiritual”. Conservemos a doce e confortadora alegria de evangelizar, inclusive quando é necessário semear entre lágrimas. Façamo-lo, como João, o Batista, como Pedro e Paulo, como os demais Apóstolos, como essa multidão de admiráveis evangelizadores que se sucederam ao longo da história da Igreja, com um ímpeto interior que ninguém, nem nada seja capaz de extinguir. Seja esta a maior alegria de nossas vidas entregues”. 8

Toda a ação evangelizadora da Escola de Evangelização procura responder de forma criativa e ousada aos desafios da realidade onde ela está inserida.

Informações:

E-mail: escoladeevangelizacao@misericordia.com.br

Telefones: (31) 3658-0371 / (31) 99950-9715

GARANTA SUA FICHA DE INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: escola@misericordia.com.br

[1] PAULO VI, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: Ao Episcopado, ao Clero, aos fiéis de toda a Igreja sobre a Evangelização no mundo contemporâneo. N.14.

[2] Preferencialmente destinado aos jovens de 18 à 30 anos, existe porém possibilidade de análise de candidatos fora dessa faixa etária.

2 O Período formativo tem duração de nove meses, mas conta-se como ano letivo.

3V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Documento de Aparecida (29 de junho de 2007)p.? Aonde esta a pagina e o paragrafo dessa citação.

  1. Comunidade Aliança de misericórdia. Estatuto da Família Aliança de Misericórdia. p.14, 2005.

5V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Documento de Aparecida (29 de junho de 2007) p., par.517. O parágrafo não condiz com a citação.

6 Francisco, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: Ao episcopado, ao clero, aos fiéis leigos sobre o anuncio do Evangelho no mundo atual. Ed. Loyola. São Paulo, Brasil, 2013.

7 Comunidade Aliança de misericórdia. Estatuto da Família Aliança de Misericórdia. 2005. p. 12, par. 10.

8 V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Documento de Aparecida (29 de junho de 2007)p. n°512

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password