Entrega definitiva dos irmãos celibatários
O dia 25 de dezembro de 2022, Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi uma data ainda mais especial para a família Aliança de Misericórdia. Durante a Santa Missa celebrada no Sítio Botuquara, aconteceu pela primeira vez na história do Movimento a entrega definitiva dos irmãos celibatários.
Nesta missa, presidida pelo Padre Custódio, atual presidente da Obra, foram consagrados quatro irmãos que, em resposta ao chamado de Deus, desejam oferecer a própria vida ao Senhor, professando a entrega definitiva no celibato através do carisma Aliança de Misericórdia. São eles: João Kelvin de Maria, Célio Compaixão, Lucas e Rafael de Nossa Senhora das Dores.
Em sua homilia, padre Custódio disse: “Hoje nós celebramos o nascimento do Menino Jesus, o Verbo que se fez carne para a nossa salvação, e também a vida destes homens que escolheram se consagrar mais intimamente a Deus com um SIM de forma perpétua”.
O sacerdote revelou que esse momento era um sonho antigo da Aliança, uma promessa que naquele momento estava se cumprindo através da vida de cada um dos irmãos que professaram a entrega definitiva.
“Vocês quatro representam exatamente os quatro sinais que trouxeram e que testemunharão publicamente de agora em diante. O primeiro sinal é o lírio que simboliza a castidade perpétua e a pureza. Castidade que começa na terra e que continua no céu! O segundo sinal é a aliança, símbolo de amor e de fidelidade a Deus. O terceiro sinal são as sandálias, manifestação de disponibilidade total para a missão. Mas não é uma disponibilidade de destinação, apenas de envio, mas de um coração aberto para acolher todos aqueles que Deus nos confia. O quarto sinal é a figura de São José, modelo de homem que fez aquilo que Deus queria. Ele é o homem que Deus coloca a frente de vocês!”, refletiu padre Custódio.
Um momento marcante do rito foi o cântico da ladainha de todos os santos, onde os irmãos celibatários se prostraram no chão em forma de cruz e expressaram a sua morte para o mundo. Neste momento, toda a assembleia invocou a intercessão daqueles que nos precedem e nos acompanham, rogando de modo especial pela vida e pela missão dos novos celibatários.
Bastante emocionado, o missionário João Kelvin de Maria estava com o coração radiante. “Sou eternamente grato a Deus e ao carisma Aliança de Misericórdia. Quero ser fiel até o fim!”, afirma.
Louvamos a Deus por este dia e rezamos para que os novos irmãos celibatários possam perseverar na Igreja e em nosso Movimento com total disponibilidade para a missão do serviço ao Senhor, inspirando novas vocações.
Vídeo: Veja como foi a Entrega Definitiva dos Irmãos Celibatários
O QUE É CELIBATO?
O celibato é o estado de vida da pessoa que optou por não se casar; ou para melhor servir a Deus como religiosa, ou como leigo(a) consagrado. A Igreja valoriza o celibato, especialmente do religioso ou do consagrado, da mesma forma que valoriza o matrimônio. O Catecismo da Igreja fala de celibato, nos parágrafos: 915, 1579s, 1658, 2349. Vale a pena ler!
0 Comments