Dia do Trabalho – O heroísmo do trabalho está em “acabar” cada tarefa.
Essa frase de São Josemaria Escrivá pode nos ajudar a meditar e entender a importância do trabalho na vida do homem. Neste Dia do Trabalho (ou do Trabalhador), vale a pena meditarmos um pouco sobre esse tema tão presente em nossas vidas.
Em toda a história, os seres humanos trabalharam, não sempre com salário em moeda ou com direitos trabalhistas, muito menos com carteira assinada, mas em toda a sua história o homem trabalhou. Seja para conseguir alimento, caçando, plantando, etc, seja para manter a ordem, cuidado da casa, propriedade etc.
Desde a antiguidade vemos movimentos de comércio, trocas, viagens marítimas, artesanato, criação dos filhos e educação. Tudo isso é trabalho e tudo isso dignifica o homem.
Mas, com o tempo, o trabalho se tornou ainda mais importante e tomou uma outra estrutura; passamos a maior parte do nosso dia no trabalho e a maioria das pessoas tem uma jornada de trabalho diária a cumprir, além dos cuidados com a casa, família, etc que não deixaram de existir.
Ou seja, na maior parte de nossa vida estamos trabalhando, e a vocação principal do ser humano é a Santidade, portanto, devemos nos santificar em nosso trabalho, seja ele qual for.
E aí, entra a frase de São Josemaria Escrivá: como santificar meu trabalho? Se passo cerca de 8 horas do meu dia no trabalho, como fazer com que ele me ajude a alcançar a santidade? Eis a resposta do santo: o segredo é acabar cada tarefa, fazer tudo bem, colocar amor em cada tarefa.
Muitas vezes as tarefas do dia a dia se tornam maçantes e entediantes. Nossa tentação é procrastinar, enrolar e não finalizar aquilo que nos foi confiado. Mas, o santo nos diz se queremos ser santos, se queremos santificar nosso trabalho, devemos ser capazes de atos heroicos por amor a Cristo e aos irmãos. E que ato mais heroico do que acabar cada tarefa, fazê-la bem, com amor e dedicação?
Ao acabarmos cada tarefa, trazemos ordem ao trabalho, uma virtude hoje muito esquecida. Mas não nos esqueçamos: onde há ordem Deus se faz presente!
Muitas vezes o trabalho não finalizado acaba atrapalhando ou sobrecarregando outra pessoa que precisa terminá-lo por você ou que precisa daquele trabalho pronto para continuar o dela. Ou seja, ao finalizarmos bem nosso trabalho, trazermos ordem e harmonia. Somos, assim, sinais de Deus no nosso ambiente de trabalho.
São Josemaria fala muito sobre a santificação do trabalho. Ele aponta que os santos nos novos tempos são santos que estudam, trabalham e vivem na sociedade, mas que levam Cristo em todos os momentos.
Trabalham como se trabalhassem para o próprio Senhor, estudam como se estudassem para Deus e vivem como quem sabe que o prêmio futuro é o próprio Deus.
A capacidade de oferecer o trabalho para Deus, de fazer de cada tarefa uma oração agradável ao Senhor é nossa grande meta atualmente, pois vivendo assim, alcançaremos a coroa da glória com o auxílio d’Aquele que é a nossa força. Por isso, que nesse Dia do Trabalho, lembremos de tudo que São Josemaria Escrivá nos ensina para santificarmos nosso trabalho de cada dia.
São Josemaria Escrivá, rogai por nós.
Veja também: São Josémaria Escrivá – 7 atitudes para santificar o dia a dia
0 Comments