Dia de Maria Paola: Celebrando a Páscoa eterna de nossa fundadora

A Aliança de Misericórdia celebrou com grande emoção o Dia de Maria Paola, um momento especial de memória e gratidão. A data marca a Páscoa Eterna de Maria Paola, e foi vivida com profunda espiritualidade e alegria em diversas frentes de missão da Aliança, como o Projeto Oratório São Domingos e o Moinho.

Quem foi Maria Paola? Uma vida entregue a Deus e aos pobres

Maria Paola Gusso, italiana de nascimento, foi uma das três pessoas que movidas pelo Espírito Santo, com Dom Antonello Cadeddu e Padre João Henrique, fundaram a Aliança de Misericórdia no ano 2000. Mulher de oração profunda, coração humilde e espírito missionário, Maria Paola viveu um Evangelho encarnado, especialmente no cuidado com os irmãos. Sua vida foi um “sim” constante à vontade de Deus, e sua morte é celebrada como ela pediu em seu testamento como uma festa de casamento, pois como ela disse: “vou me encontrar com meu esposo.”

Celebrações em memória de Maria Paola: amor e serviço

Casa Restaura‑me – 09 de junho de 2025

Na Casa Restaura‑me, celebramos com carinho os 16 anos em memória de Maria Paola do Cordeiro Imolado. Na data de 09 de junho de 2025, relembramos sua presença através de um vídeo de 7 min 20 s, exibido no salão principal. A missionária Vanessa Santos compartilhou com os irmãos um pouco da história de Maria Paola, trazendo emoção e inspiração. Em seguida, tivemos um almoço especial e a entrega de lembrancinhas, num ambiente decorado com um mural repleto de fotos e mensagens em sua homenagem. Em breve, os registros fotográficos estarão disponíveis — a Lili enviará o link com as fotos.

CCA Vila Cuore – primeira semana de junho

No CCA Vila Cuore, crianças e adolescentes aprofundaram-se na história de Maria Paola através de vídeos. Destaca-se que, no dia de seu aniversário, Maria Paola pedia que ninguém lhe presenteasse diretamente — mas que se oferecesse café e almoço especial a todos os atendidos pela Aliança. Mesmo após sua partida em 2009, essa tradição continua viva.

No dia 6 de junho, uma sexta-feira, vivenciamos este gesto concreto: serve­r o café e o almoço de forma diferenciada. As crianças e adolescentes se emocionaram ao receber uma lembrancinha com a foto de Maria Paola e a frase que ela dizia:

“Diga a todos que Deus é bom.”

Compartilhamos ainda com colaboradores e familiares a sua história e também o link do vídeo documentário, difundindo seu testemunho para além dos atendidos.

Oratório São Domingos, CCA Padre Pio, Moinho e sede administrativa

Em outros núcleos da missão, a celebração começou com acolhida ao som de “Digo SIM à Vida”, recordando as orações de Maria Paola. Educadores contaram às crianças e adolescentes quem foi Maria Paola, sua missão de amor radical e serviço até o fim.

Como gesto concreto, os educadores serviram com carinho e atenção, em simulação ao cuidado de Maria Paola. Foi um gesto simples, mas profundamente simbólico, que expressou ternura de Cristo no ambiente de missão.

Na sede administrativa, o setor de comunicação promoveu um almoço festivo em memória da Páscoa da Maria Paola, reunindo colaboradores em clima de comunhão e gratidão.

Testemunhos que emocionam e inspiram

Um dos momentos mais marcantes foi no CCA Padre Pio, onde o testemunho da Cidoca, uma das primeiras acolhidas da Aliança de Misericórdia, que conviveu de perto com Maria Paola e compartilhou com as crianças atendidas a trajetória da fundadora. Com palavras cheias de sensibilidade e verdade, ela relembrou a entrega total de Paola, sua fé inabalável e sua incansável dedicação aos mais frágeis. Cada palavra tocou corações, reacendendo o desejo de seguir seu exemplo.

No Moinho, também foi feita memória de Maria Paola juntamente com a festa da Imaculada. Com uma celebração eucarística, onde os participantes foram convidados a refletir sobre como a vida da fundadora continua frutificando na missão da Aliança. Com momentos de oração, partilha e serviço, celebraram a esperança que nasce de uma vida doada por amor.

O Dia de Maria Paola é mais do que uma lembrança; é um chamado à missão. É o convite para, como ela, dizer “sim” todos os dias a vontade de Deus.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password