Cátedra Gaudium et spes para estudos da família

O Papa Francisco enviou uma mensagem a Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, por ocasião da inauguração da nova cátedra Gaudium et spes, em Roma, em 25 de janeiro.

“A nova cátedra inaugurada hoje se insere bem no horizonte da peculiar missão acadêmica dirigida ao casamento e à família. Nós sabemos bem que as fundamentais realidades da existência humana foram colocadas pelos Padres do Concílio em primeiro lugar, entre os problemas contemporâneos particularmente urgentes”, disse o Papa.

A nova cátedra tem o objetivo de “criar um âmbito acadêmico para enfrentar os novos desafios pastorais a que a comunidade cristã é chamada a responder”, de acordo com um comunicado da Pontifícia Academia para a Vida, também presidida por Dom Paglia, a qual depende do Instituto Pontifício.

A nova cátedra foi criada de acordo com o que foi estabelecido pelo motu proprio de setembro de 2017, através do qual Francisco recriou o Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, criado originalmente em 1981 pelo Papa Wojtyla.

Entre outras disposições, o motu proprio estabelece que o Pontifício Instituto poderá conceder o diploma, mestrado e doutorado em Ciências do Matrimônio e da Família.

No texto enviado quinta-feira pelo Santo Padre ao Arcebispo Vincenzo Paglia, lê-se que “na Gaudium et Spes a Igreja soube exprimir uma compreensão profundamente renovada do Evangelho da família que, através de várias etapas, nos levou ao intenso período sinodal que resultou na Exortação Apostólica Amoris Laetitia”.

A Constituição Pastoral Gaudium et Spes menciona o papel da Igreja no mundo de hoje e é fruto do Concílio Vaticano II, o evento eclesial mais importante do século XX.

Concilio Vaticano II

O Concilio foi convocado em 25 de janeiro de 1959 por São João XXIII. São João Paulo II participou diretamente da redação da Gaudium et spes quando ainda era bispo de Cracóvia, na Polônia.

“Acredito que esta nova cátedra pode contribuir para que o seu Instituto esteja na vanguarda dos novos desafios pastorais a que a comunidade cristã é chamada a responder”, destacou o Papa Francisco em sua mensagem.

Além disso, o Santo Padre destaca “a extraordinária importância antropológica e social que hoje assume a aliança do homem e da mulher, para abrir um novo horizonte para a convivência humana como um todo, exalta sua vocação original para ser o intérprete da bênção de Deus para toda a criação”.

O Pontífice recorda que em 25 de janeiro a Igreja celebra a conversão de São Paulo, “a quem o Senhor Jesus confiou a missão de proclamar a universalidade da salvação cristã. Espero que essa iniciativa acadêmica torne ‘mais visível a beleza do amor salvador de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado”.

Na inauguração da nova cátedra Gaudium et spes, esteve presente o reitor da Universidade Católica de Murcia (UCAM), da Espanha, José Luis Mendoza Pérez.

Com esta casa de estudos, a nova cátedra permitirá o estudo de uma formação e um mestrado online em ciências do matrimônio e da família.

A página oficial do instituto poe ser vista no link: http://www.istitutogp2.it/dblog/

Segundo Fonte de ACI digital

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password