A importância do voluntariado para a sociedade

voluntária com crianças

Dia 28 de agosto foi dia do Voluntariado e os números deste grupo no Brasil são significativos: pesquisas apontam que 7,4 milhões pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário em 2017, o que corresponde a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade.

A pesquisa investigou, ainda, o local de realização do trabalho voluntário. Observa-se que a maioria das pessoas realizou essa atividade em congregação religiosa, sindicato, condomínio, partido político, escola, hospital, asilo. Essa categoria foi informada por 79,8% das pessoas que realizaram trabalho voluntário.

Crescimento humano

Não é um trabalho remunerado, mas nem por isso deixa de ter o seu valor. Quem se dedica deve assumir responsabilidades e muitas outras implicações que a fazem desenvolver capacidades muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Saber trabalhar em equipe, respeito e solidariedade. Essas e muitas outras qualidades são exercitadas no voluntariado. Muitas empresas passaram a incentivar o trabalho voluntário e a valorizar o funcionário que coloca no currículo tal experiência.

O voluntário aprende a ser pró ativo, a assumir uma causa com boa vontade, além de colaborar no desenvolvimento da sociabilidade.

Faça parte deste time

A Associação ALIANÇA DE MISERICÓRDIA é uma Entidade filantrópica com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil e também em outros países como Portugal, Itália, Bélgica, Venezuela, República Dominicana, Moçambique e Polônia, realizando aproximadamente 700.000 atendimentos por ano.

Temos consciência de que só chegamos até aqui por meio da ajuda de tantos homens e mulheres que, de maneira voluntária, dedicaram suas forças a esta obra.

Precisamos de ajuda para realizar os mais diversos trabalhos sociais com a população em situação de rua, famílias moradoras de comunidades vulneráveis, crianças e adolescentes em situação de risco social por meio de creches, centros para adolescentes e jovens, abrigos, casas de acolhida para adultos e idosos para ressocialização e reinserção.

Quer fazer parte deste time? Faça o seu cadastro neste link que logo entraremos em contato.

Faz bem fazer o bem!

Com informações de Biblioteca IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas)