fbpx

50 anos de RCC no Mundo

Em 2017 o Movimento da Renovação Carismática Católica celebra o seu jubileu de ouro, os 50 anos de um novo chamado feito pelo próprio Deus para que o Espírito Santo, Seus dons e carismas não fossem esquecidos, mas colocados em prática para o crescimento espiritual dos crentes e também, claro, para o bem da Igreja de Cristo.

A RCC teve início em um retiro para universitários na Universidade de Duquesne em Pittsburgh, no estado americano da Pennsylvania. Os jovens reunidos pediam durante todo o fim de semana a graça de experimentarem plenamente a força e a unção do Espírito Santo recebidas no dia dos sacramentos do Batismo e da Crisma. E Deus lhes deu essa graça!

Ainda hoje nos Grupos de Oração da RCC espalhados pelas paróquias do mundo inteiro e também nas Novas Comunidades, que em sua maioria nasceram da experiência carismática desse Movimento, essa graça continua a acontecer e é conhecida como “Batismo no Espírito Santo”.¹ “O ‘batismo no Espírito Santo’ é experiência concreta da ‘graça de Pentecostes’ na qual a ação do Espírito Santo torna-se realidade experimentada na vida do indivíduo e da comunidade de fé”, explicou Dom Paul Josef Cordes.

Batismo não no sentido sacramental – por imersão, mas por efusão, de dentro para fora. Colocar-se à serviço e tornar-se apóstolo da efusão do Espírito Santo é a missão a partir dessa experiência da manifestação do poder de Deus.

No Brasil, a Renovação Carismática Católica tem como um dos pioneiros, o norte-americano padre Eduardo Dougherty, fundador da Associação do Senhor Jesus e Rede Século 21. Outras figuras importantes para o crescimento do movimento carismático em nosso país que podemos citar são Reinado Bezerra dos Reis, membro permanente do Conselho da RCCBrasil e monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova (uma das maiores Comunidades carismáticas do Brasil).

Num encontro com a RCC em Roma², o Papa Francisco disse: “Eles me pediram para dizer à Renovação o que o Papa espera de vocês. A primeira coisa é a conversão ao amor de Jesus que transforma vidas e faz do cristão uma testemunha do amor de Deus. A Igreja espera que este testemunho de vida cristã e do Espírito Santo nos ajude a viver a coerência do Evangelho para nossa santidade. Espero que vocês compartilhem com todos na Igreja a graça do Batismo no Espírito Santo”.

 

Robson Landim

Colaborador Aliança de Misericórdia

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password