Mãos à obra

MÃOS A OBRA!

Mãos à obra é um projeto vinculado à Associação Aliança de Misericórdia, fundada pelos padres católicos italianos João Henrique e Antonello. Essa Instituição, presente em mais de 50 cidades brasileiras e seis países, além de realizar importantes trabalhos de evangelização, está à frente de diversas obras sociais voltadas à enorme população formada por crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua.

Para desenvolver seus trabalhos e manter suas estruturas , a Associação conta, basicamente, com trabalho voluntário, parcerias com empresas, doações e venda de produtos em eventos e bazares. “ Eu e meu marido fomos um dos primeiros casais a integrar a equipe de voluntários da Associação”, conta Ana Lucia Comolatti, hoje coordenadora do corpo de voluntárias . “ Depois de 13 anos de trabalho, vimos uma questão que estava ainda longe de ser resolvida. Há centros de atendimento que cuidam de crianças de zero a 17 anos. Depois dessa idade, o jovem não pode mais ficar no local, que é a Casa Naim, no bairro de Taipas. Eles acabam voltando para as ruas e todo o trabalho feito com eles até então corre um sério risco de se perder. Resolvemos criar um grupo e desenvolver um projeto para que esses jovens ficassem nesse espaço, aproveitassem essa estrutura com cursos de profissionalização. Ou seja, uma forma de deles não voltarem para as ruas e sim de ter uma profissão, um objetivo na vida, ganho profissional e pessoal, e condição de ter uma vida, de serem produtivos, de se manterem”.

QUASE REALIDADE

Mãos à Obra  já está ganhando forma e está próximo de ser realidade. Conta com uma estrutura física, dentro do próprio espaço da Casa Naim, em uma área que lembra um sítio. A estrutura será reformada e adequada para funcionar como centro profissionalizante para cursos de auxiliar de enfermagem, gastronomia, pâtisserie, computação e vários outros cursos, basicamente de serviços. Serão construídos lofts para os jovens, que terão que conquistar o direito de morar neles. “Nossa idéia é que aqui tudo seja autossustentável,com horta, aproveitamento da água da chuva e muito mais “, registra Ana Lucia.

TODA AJUDA É BEM-VINDA

Entre as fontes de recursos, as vonluntárias desenvolvem produtos em linhas como religiosa(bíblias, terços); home(toalhas de lavabo, home spray); papelaria;travel (acessóriospara viagem e em breve um organizador de malas) e gourmet (bolos, doces, salgados) que são vendidas pelo Primo Mercatto através do Instagram (@primomercatto), em bazares, eventos e também em um charmoso tuktuk que circula pela cidade e faz paradas em shoppings e outros locais. Famosos também são os jantares enogastronômicos, sempre comandados por importantes chefs.

Para encerrar, Ana Lucia Comolatti, que também é coordenadora principal do Projeto  Mãos à Obra, resume todo esse trabalho e que não é pouco! Em algumas frases: “ A vida é feita de oportunidades e escolhas. Promover a inserção de jovens no mercado de trabalho é um desafio e um investimento: em construir uma ponte que diminua a desigualdade social, em gerar efeito multiplicador, em resgatar sonhos para torná-los vida, em criar pessoas melhores. Por isso, faça investimento!”

Contatos:

Serviço PROJETO MÃOS A OBRA

(11)3120-9191/98731-0983 ( Viviane Trevisan )

Institucional@misericordia.com.br

www.misericordia.com.br