São Martinho de Lima
Hoje, a Igreja celebra São Martinho de Lima, contemporâneo de Santa Rosa de Lima e um grande exemplo de amor à Deus e aos pobres.
Nascido em Lima, Peru, em 9 de dezembro de 1579, Martinho foi batizado na mesma igreja que Santa Rosa de Lima.
Filho de Ana Velasquez, uma panamenha afrodescente e Juan de Porres, um nobre espanhol, ele foi beatificado em 1837 por Gregório XVI, tornando-se um dos primeiros mulatos a ser beatificado.
Segundo o Papa João XXIII, Martinho foi considerado “uma resposta da Igreja para os desafios raciais do século XX”.
Seu chamado para a vida religiosa surgiu na juventude quando ele buscou o prior do Convento de Nossa Senhora do Rosário, desejando ser aceito como frade. Embora as normas da Ordem dos Dominicanos na época não permitissem a admissão de nativos, mestiços e descendentes até a quarta geração, Martinho era respeitado pelos frades, o que o levou a ser aceito como irmão donato.
Ele se dedicou aos cuidados domésticos do convento e, posteriormente, à enfermaria, onde simbolizou a generosidade com os pobres e doentes. Martinho fez sua profissão religiosa em 2 de junho de 1603, mantendo suas vestes e hábitos antigos como um sinal de modéstia.
A propagação de seus milagres durante a vida foram proibidos pelo superior do convento devido à agitação que causavam, mas muitos testemunharam sua capacidade de realizar prodígios em nome de Deus.
A intercessão de São Martinho de Lima é um símbolo de fé para a América Latina, e seu testemunho é um exemplo para o crescimento espiritual em todo o continente.
Ele nos ensina que o amor e o cuidado com os pobre e doentes é uma via até Deus, e que a santidade é possível, não importa as circunstâncias sociais e históricas em que você nasceu.
Oração à São Martinho de Lima:
Ó Senhor Deus, que exaltais os humildes e em sua pequenez deixais brilhar Vossa grandeza e Vosso poder, fazei que, pela intercessão de São Martinho, possam os enfermos e os moribundos alcançar a saúde e o consolo, e que o testemunho de sua fé e de seu amor por Vós ilumine o último dia de nossa vida. Amém.
Que Deus abençoe a Igreja da América Latina por intermédio de São Martinho.
São Martinho, rogai por nós!
0 Comments