São Luís Gonzaga: Padroeiro da Juventude e dos Estudantes

São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos estudantes, grande santo católico. Nascido em 9 de março de 1568, em Roma, Itália, Luís foi o primogênito de uma nobre família. Seu pai, Ferrante Gonzaga, desejava que Luís seguisse uma carreira militar, mas desde jovem, Luís sentiu um chamado diferente em seu coração.

Apesar de crescer em meio à nobreza e às influências militares de seu pai, Luís sentiu-se atraído por uma vida de renúncia e serviço a Deus. Aos dez anos, fez o voto perpétuo de virgindade, mostrando sua determinação em seguir os caminhos da santidade desde tenra idade.

Após servir como pajem em Florença e na Espanha, Luís decidiu ingressar na Ordem dos Jesuítas, contra os desejos de seu pai. Sua escolha pela vida religiosa foi recebida com resistência por parte da família, mas Luís permaneceu firme em sua decisão, renunciando até mesmo à sua herança e título de nobreza.

Ao entrar na Companhia de Jesus, Luís adotou uma vida de humildade e serviço, escolhendo sempre os trabalhos mais simples e menosprezados. Ele encontrou sentido em cada ação, sempre se perguntando: “De que serve isso para a Eternidade?” Seu modelo de discernimento continua a inspirar e guiar pessoas em todo o mundo, séculos depois de sua morte.

Durante seus estudos em Roma, Luís dedicou-se ao cuidado dos doentes, especialmente durante uma epidemia de tifo. Sua compaixão e serviço aos necessitados levaram-no a contrair a doença, que acabou por levá-lo à morte em 21 de junho de 1591, aos 23 anos de idade. Seus restos mortais foram sepultados na Igreja de Santo Inácio, em Roma, onde ele continua a ser venerado como um exemplo de caridade e pureza de coração.

O Legado de São Luís Gonzaga:

O legado de São Luís Gonzaga perdura através dos séculos, inspirando jovens e estudantes a viverem uma vida de santidade e serviço a Deus. Sua devoção à virgindade, humildade e caridade continua a ser um farol de luz para todos aqueles que buscam encontrar sentido e propósito em suas vidas.

Se você é jovem ou estudante, olhe para São Luís Gonzaga como um modelo e intercessor em sua jornada de fé e aprendizado. Que sua vida nos inspire a viver com coragem, generosidade e amor pelos outros, seguindo sempre os caminhos da santidade e da verdadeira felicidade.

6 súplicas a São Luís Gonzaga

  1. Suplico-vos, ó ilibadíssimo S. Luís, pela vossa admirável pureza, que me deis dese­jo de vos imitar nesta angélica virtude, vencen­do todas as ocasiões de manchá-la, de modo que a conserve inviolada até me unir convosco na celeste bem-aventurança, prometida aos inocentes e limpos de coração.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

  1. Suplico-vos, ó amabilíssimo S. Luís, pela vossa austera penitência, e pela guarda dos vossos sentidos, que me obtenhais um ódio santo contra mim mesmo, para que, mortificando os meus sentidos, os faça servir de instrumento para honrar e nunca para ultrajar a divina Majestade.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

  1. Suplico-vos, ó gloriosíssimo S. Luís, pela vitória que alcançastes de vossas paixões, que me alcanceis coragem para domar as minhas, e especialmente a que em mim predomina, de modo que, mortificada e vencida esta, mere­ça convosco ter coroa de glória imortal.

Pa­i-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

  1. Suplico-vos, religiosíssimo S. Luís, pela vossa obediência tão exata às regras do vosso instituto, e às ordens dos vossos superiores, que me impetreis a graça de observar a lei de Deus e as obrigações do meu estado, para que, fazen­do a vontade de Deus na terra, mereça fazê-la eternamente em vossa companhia no Céu.

Pa­i-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

  1. Suplico-vos, ó humilíssimo S. Luís, pelo aborrecimento que tivestes às vaidades do mundo, pondo debaixo dos pés todos os respei­tos humanos, me alcanceis o desapego dos bens da terra e o desprezo das máximas do mundo, para que possa caminhar com fervor e perseve­rança pela senda da divina vontade, e gozar da perfeita liberdade dos filhos de Deus.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

  1. Suplico-vos, por último, querido São Luís, coroeis todas as vossas graças com a maior que vos peço, e é que me impetreis do Senhor um ato perfeito de amor de Deus, particular­mente no último ponto da minha vida, para que assegure a graça da perseverança final, e ante­cipe na terra o que desejo e espero fazer bem-aventuradamente no Céu, isto é, amar o meu Deus com toda a perfeição por toda a eternidade.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

  1. Rogai por nós, São Luís.
  2. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password