Santidade Brasileira – Beata Isabel Cristina
A Beata Isabel Cristina é uma mártir da castidade, uma jovem que viveu os valores cristãos até o fim. Nasceu em 29 de junho de 1962, em Barbacena, e cresceu na vivência da fé e no cultivo de uma relação de carinho e amor com a família.
Em 1º de setembro de 1982, aos 20 anos, foi brutalmente assassinada em Juiz de Fora (MG), onde morava durante a preparação para o vestibular de medicina. Seu agressor tentou violentá-la sexualmente e, não conseguindo, esfaqueou-a por 15 vezes. Apesar de uma morte prematura e muito trágica, a jovem preferiu morrer a abrir mão da sua castidade.
Em sua mensagem, Papa Francisco escreveu sobre a jovem beata:
“Nós realizando o desejo do nosso irmão Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana bem como dos demais irmãos do episcopado, de muitos fiéis e tendo escutado o dicastério para a causa dos santos anuncio que: Através de nossa autoridade apostólica evidenciamos que a venerável serva de Deus Isabel Cristina, fiel leiga, mártir, alegre testemunha da caridade evangeliza pelos enfermos por amor de Cristo até a efusão do sangue defendeu sua virgindade e dignidade seja invocada de agora em diante com o nome de Beata Isabel Cristina e possa ser celebrada no dia 01º de setembro, dia em que ela nasceu para o céu.”
Após a leitura, foi entoado o canto de glória e de alegria por esta beatificação. Ao entoar o hino, obteve-se então à revelação do quadro da beata Isabel Cristina.
Significado do quadro da Beata Isabel Cristina:
A Beata Isabel Cristina segura o lírio branco na mão direita, representando sua pureza e castidade entregue a Deus. Em sua mão esquerda, vemos o anel terço com a cruz, sinal de sua fé em Cristo e de sua vida dedicada ao Senhor. O jardim ao fundo da imagem possui quinze rosas, que representam a cidade de Barbacena e o martírio da jovem.
Hino da Beata Isabel Cristina:
“Branco lírio de pureza ofereces
A Deus Pai louvor perfeito e verdadeiro (Sl 8,3)
Vais agora, casta virgem, finalmente
Alegrar-te com as bodas do Cordeiro (Ap 19,7)”
Aliança de Misericórdia em Barbacena:
A Aliança de Misericórdia também está presente em Barbacena e se alegra junto à multidão de fieis pela proclamação da mais nova Beata. Na cidade, o Movimento conta com a atuação de jovens e amigos (comunidade de aliança), além de manter uma casa de acolhida para dependentes químicos.
Acompanhe o programa Parte De Nós e conheça mais sobre a Casa de Acolhida em Barbacena:
Fonte: Vatican News
0 Comments