Retiro Sede Santos – renovando a afetividade e a sexualidade no amor de Deus
O Retiro de Santos é uma experiência espiritual pensada para jovens que desejam colocar sua afetividade e sexualidade sob a luz do Evangelho, encontrando cura, liberdade e um reencontro com Jesus Cristo.
No ambiente do retiro, os jovens são convidados a reconhecer que a sexualidade e a afetividade são dons de Deus para a vida plena. Libertar‑se de feridas e visões deformadas que impedem de viver plenamente esse dom.
Redescobrir seu valor como pessoa amada por Deus, à imagem e semelhança Dele, entendendo que a afetividade e a sexualidade fazem parte dessa “vida nova que Cristo nos propõe” rumo à santidade. O retiro busca alicerçar a vida dos jovens não apenas em regras, mas no amor centrado em Cristo, na misericórdia, na verdade e no dom de si.
Por que trabalhar afetividade e sexualidade no contexto de fé
Vivemos numa cultura marcada pela fragmentação: o corpo separado do espírito, o amor reduzido ao sentimento ou ao uso, a sexualidade silenciada ou distorcida. Nesse contexto, o Retiro de Santos surge como um espaço de evangelização, cura e transformação.
Quando a afetividade e a sexualidade são vividas à luz da fé:
- tornam‑se expressão da beleza da identidade de filho/filha de Deus;
- fortalecem a capacidade de amar com liberdade, responsabilidade e alegria;
- ajudam a construir comunidades jovens que testemunham uma nova cultura do relacionamento humano, fundada na dignidade da pessoa;
- curam feridas emocionais e espirituais, oferecendo esperança de libertação e de reintegração plena no projeto de Deus.
Nesse sentido, o retiro também se encontra na linha daqueles ensinamentos da Igreja que afirmam: “o corpo humano na sua masculinidade e feminilidade torna transparente a pessoa” (CIC 364). O corpo, a afetividade e a sexualidade são bons, e precisam de integração, de cura, de sacramentalidade em Cristo.
Retiro Sede Santos em Moçambique no último fim de semana
No último fim de semana, a Aliança de Misericórdia realizou em Moçambique o Retiro de Santos, reunindo dezenas de jovens, foi um momento de graça, marcado por momentos de adoração, testemunhos, workshops sobre afetividade e sexualidade, partilha de experiências, oração e celebração comunitária.
Foram diversos os testemunhos de jovens que afirmaram ter vivido um movimento interno profundo: foram mais conscientes de seus valores, sentiram‑se amados por Deus de modo pessoal, puderam abrir‑se à fé e ao chamado à castidade e ao amor verdadeiro.
Louvamos a Deus por mais essa graça e pela vida de cada jovem que pode viver com profundidade o Sede Santos.
0 Comments