Páscoa Eterna da Ir. Maria Madalena
Hoje relembramos a vida da Irmã Maria Madalena do Preciosíssimo Sangue, cujo amor por Deus e doação pelos irmãos deixaram uma marca em toda a Aliança de Misericórdia.
Natural do Rio de Janeiro, Vanessa da Silva Pires (nome de batismo da irmã Maria Madalena), nascida em 28 de Maio de 1980, desde a juventude sentiu o chamado de Deus para algo maior em sua vida. Seu encontro com a Aliança de Misericórdia foi um ponto de virada, levando-a a consagrar sua vida inteiramente ao Senhor.
Entre os anos de 2013 a 2018, Maria Madalena viveu sua missão em Senador Camará (RJ), onde seu trabalho e dedicação a cada irmão eram notórios, e sua coragem para evangelizar tocava os corações mais duros daquela realidade.
Tatiele Clara, que dividiu a missão com Maria em 2018, recorda essa característica com carinho: “Era raro ver Maria Madalena triste. Mesmo nos momentos de cansaço, ela estava sempre sorrindo e fazendo o possível para alegrar a todos ao redor. Quando ela percebia que os irmãos estavam abatidos, ela dava um jeito de mudar o ambiente, fosse contando uma história engraçada ou trazendo algo especial para a mesa, como um lanche que ela conseguia providenciar”.
Essa sensibilidade de Maria Madalena para com os outros era algo marcante. Ela conseguia enxergar o que cada um precisava e, com simplicidade, oferecia conforto e alegria. “A mesa, para nós, era um lugar de comunhão e alegria”, conta Tatiele. “Maria fazia questão de que todos se sentissem parte da família, sempre garantindo que houvesse um lugar para mais um. E sua presença era assim, leve, humana. Conviver com ela era sentir-se acolhido”.
Além dessa leveza, Maria Madalena era também uma missionária dedicada à intercessão e à oração. Nos últimos meses de sua vida, ela estava acompanhando casais da Paróquia, mesmo sem muita experiência no assunto, mas sempre buscando dar o melhor de si. “Ela vivia um propósito de oração pelas famílias e casais, porque dizia que queria viver sua intimidade com Jesus também em intercessão por eles”, relata Tatiele.
Maria Madalena inspirava as pessoas de Camará a sonharem, especialmente as crianças. Foi assim que nasceu a “Festa de Natal das Crianças” e várias outras iniciativas que prosperaram na missão da Aliança no Rio de Janeiro.
Em 2 de outubro de 2018, Maria partiu deste mundo aos 38 anos de idade, regressando à casa do Pai, e deixando saudades para todos aqueles que a conheceram. A convivência com ela era uma graça; uma pessoa que sempre oferecia conselhos, sorrisos e uma amizade sincera. Seu olhar humano e seu cuidado pessoal com cada um chamava a atenção de todos que a conheciam.
Um bonito testemunho de quem conviveu com Maria Madalena é o de Fabricio, um jovem de Senador Camará recentemente contratado pelo Clube Atlético Mineiro. Ele relata que a Irmã Maria Madalena lhe ensinou a sonhar e a acreditar em seus sonhos. “Um dia eu estava passando por momentos difíceis, com fome e sem ninguém para recorrer. Foi então que a Maria me encontrou, me trouxe para a fraternidade, me alimentou e conversou comigo. Ela sempre tinha palavras de encorajamento, sempre me incentivando a nunca desistir. Hoje, graças a ela, realizei meu sonho de se tornar jogador de futebol, sendo contratado. Ela me lembrou a importância de sonhar”, afirma o jovem.
1 Comment
Rafael Broco
2 de outubro de 2025 at 18:43Que história incrível! Fico emocionado pela dedicação da nossa Irmã à comunidade de Senador Camará. Que Deus na sua infinita bondade continue guardando a nossa comunidade e esse serviço que a Aliança realiza!❤️