Fraternidade da Bélgica: evangelização e acolhida no coração da Europa
A Fraternidade da Bélgica, missão da Aliança de Misericórdia na Europa, é um testemunho vivo de como a evangelização e a caridade caminham juntas no anúncio do Reino de Deus. Presente oficialmente desde 2014, a fraternidade nasceu do ardor missionário dos fundadores, Padre Antonello Cadeddu e Padre Henrique Porcu, que visitaram o país pela primeira vez em 2006, plantando as sementes de um movimento que hoje floresce com oração, ação e acolhida aos mais necessitados.
Um chamado ao coração da Europa
Desde as primeiras visitas à Bélgica, a resposta ao carisma da Aliança foi imediata. Um grupo de jovens e amigos começou a se reunir entre uma visita e outra dos fundadores, cultivando momentos de oração, adoração e evangelização. Esse pequeno grupo se tornou o terreno fértil para que, em 2014, os primeiros missionários fossem enviados para iniciar de forma mais estável a missão evangelizadora no país.
A presença missionária começou com foco na evangelização querigmática, em sintonia com o espírito da Aliança: anunciar Jesus aos afastados, com ternura e poder do Espírito Santo. Com o passar do tempo, a realidade da missão foi se ampliando a partir de uma escuta atenta aos sinais concretos de sofrimento e exclusão social presentes no território.
Um espaço para acolher Cristo nos pobres
Em 2019, a missão da Bélgica recebeu em comodato um antigo convento, que hoje serve como base da comunidade missionária e centro de evangelização. O local também se tornou um sinal visível da Misericórdia de Deus, voltando-se especialmente para os refugiados e pessoas em situação de rua.
A fraternidade oferece dois espaços de acolhida:
- Acolhida noturna: diariamente, 14 homens em situação de rua podem passar a noite com dignidade, tendo acesso a alimentação, banho, roupas limpas e um ambiente de escuta e respeito.
- Acolhida prolongada: entre 10 e 15 pessoas são acolhidas por períodos de 3 a 6 meses, enquanto buscam regularizar sua situação administrativa, de moradia ou trabalho. A missão acompanha de perto cada pessoa, ajudando-a a reencontrar dignidade, segurança e esperança.
Evangelizar com o rosto da Misericórdia
A Fraternidade da Bélgica é um testemunho claro do que significa “evangelizar com obras e palavras”, segundo o coração da Igreja. Em um contexto europeu cada vez mais secularizado e marcado por desafios sociais, a missão da Aliança ali se torna farol de fé, esperança e amor, oferecendo não apenas pão e abrigo, mas o anúncio da Boa Nova que transforma vidas.
0 Comments