Festa das Tendas 2023| Santa Missa Dom Devair e Ordenação Diaconal
E no final da tarde de sábado o movimento Aliança e de Misericórdia viveu um momento muito especial com a Santa Missa de ordenação diaconal dos irmãos Diego Xavier Freire, Douglas Soares de Souza, Rafael Costa do Nascimento, Tiago Lafaiete De Oliveira, presidida pelo Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Diocesano de Piracicaba.
Foi um momento de muita alegria e onde os irmãos Ismar Kesley de Jesus Silva e Magno Adonay Torquato Lopes receberam o ministério de leitorato e os irmãos Luís Fernando Cardoso Viana e Tiago Henrique Dos Santos receberam o ministério de acolitato.
Na homilia, Dom Devair nos lembrou que o quarto domingo da Páscoa é consagrado as orações vocacionais. Ressaltou que a imagem que marca esse dia é a imagem do Cristo Bom Pastor.
O Cristo que carrega a ovelha perdida no ombro, disse Dom Devair: “Isso nos enche de esperança porque muitas vezes nos identificamos com a ovelha que é carregada pelo Cristo. É Ele que nos conduz de volta ao Senhor.
A imagem do pastor é muito importante, no antigo testamento o povo de Deus se referia a Deus como o pastor que conduz o seu povo. O pastor que leva as ovelhas onde as águas são frescas, o pastor conhece o lugar para onde ele conduz as ovelhas para que elas se alimentem e mantém suas sedes.”
Nos convidou a refletir sobre duas realidades importantes: A das ovelhas rebeldes e os falsos pastores:
“As ovelhas rebeldes são aquelas que preferem outras coisas, vão para longe do pastor e faz com que o pastor precise ir atrás delas e colocá-la no ombro.
Quantas vezes não somos essas ovelhas? Que vão para longe de Deus e fazemos com que Deus vá atrás de nós. Quantas vezes reclamamos que estamos cansados para rezar e ir à missa, mas temos tempo para perder com o celular, a televisão, etc.
Vivemos em uma sociedade cada vez mais rebelde, onde as coisas são extremamente transitórias. Mas o ministério do diaconato não é transitório, os sacramentos, a palavra de Deus não são transitórios, não podemos jogar fora. Não podemos fazer as mesmas escolhas do mundo.
A segunda coisa que precisamos ter cuidado é com os falsos pastores, porque eles existem e estão espalhadas por aí. São aqueles que querem a lã, o leite, a carne das ovelhas, mas não cuidam das ovelhas.
São aqueles que confundem a verdade do evangelho pelas ideologias. Que trocam as verdades da palavra de Deus pelas conveniências.
Enquanto a verdade da palavra de Deus nos incomoda, é muito fácil escolhermos a conveniência.
A palavra que somos chamados a anunciar é a palavra que provoca em nos um movimento e nos tira da corrupção. Esse é o bom pastor aquele que não feio para ser bonzinho, agradável, mas aquele que veio para trazer fogo e purificar para mostrar a ouro que é purificado no fogo.
Essa palavra que somos chamados a anunciar não é uma verdade, mas A Verdade! A Verdade de uma igreja que não nasceu ontem, mas nasceu do lado aberto de Cristo.
Precisamos tomar cuidado para os falsos pastores que propagam ideologia que não anunciam a liberdade do evangelho, mas anunciam uma liberdade terrena.
Nossa vida não é aqui, nossa meta é a vida futura, que gera frutos.
Devemos ser ovelhas que caminham e se decidem a seguir o bom pastor, que ouvem sua voz. Cristo é a porta e nós somos chamamos a entrar por essa porta!”
Depois dessa profunda homilia, aconteceu o momento da ordenação diaconal, um momento muito bonito e emocionante para todos os presentes.
Ao final, Tiago Lafaiete representando os Neodiaconos agradeceu a todos os presentes e ao Dom Devair.
0 Comments