Eu vou subir – CJ2024 – Parte 3

A manhã de domingo começou intensa no Congresso Jovem 2024. A primeira pregação do dia foi conduzida pelas missionárias Michelle Campos e Maria Rafaela que trouxeram uma a importância sobre viver plenamente a missão que Deus nos confiou, baseada no tema “Chega de ser só um potencial” e na passagem de Deuteronômio 31.

Elas nos convidaram a refletir sobre a urgência assumir nossa missão de forma integral, assim como Josué fez ao liderar o povo de Israel à Terra Prometida.

Josué aprendeu a ver a promessa de Deus e, por isso, chegou à Terra do Leite e Mel. Cada um de nós tem uma missão única e que, se não assumirmos nossa responsabilidade, muitas almas podem não alcançar a salvação que lhes é destinada. “Se Deus não fosse o sentido da vida de Josué, ele não teria correspondido à vontade de Deus”, disse Michelle.

Fomos convidados a refletir sobre como estamos vivendo suas vidas e sobre as escolhas que fazem. Michelle provocou: “Que roupa você tem vestido? O que você tem assistido? Você precisa ser um sinal no seu grupo de amigos.” Ela desafiou todos a estarem dispostos a perder até mesmo amigos ou relacionamentos, se necessário, para seguir o caminho que Deus tem para cada um. “Vocês precisam caminhar rumo ao mesmo alvo”.

Ela incentivou os jovens a fazerem violência para entrar no reino de Deus, a lutarem com todas as forças para permanecerem firmes na fé e na missão.

As pregadoras incentivaram os jovens a serem uma potência, a não se contentarem em ser apenas um potencial. “Ninguém nasceu para ficar só no potencial, cada um de nós nasceu para marcar a história. Existe um lugar que é só meu, uma missão que é só minha!”, concluiu Rafaela.

O convite de Deus para nós nesse início de domingo é um chamado a ação, um convite para assumir com coragem e determinação a missão que Deus nos confiou, deixando de ser apenas um potencial e tornando-se verdadeiros protagonistas da história de salvação.

Eu vou Subir

Na segunda pregação do domingo O Pe. João Fernando e Bruna da Eucaristia nos convidaram as olhar as promessas de Deus e o chamado à conversão e à intimidade com Ele. Com base na palavra Apocalipse 21, 1-6, Pe. João Fernando iniciou destacando três promessas de Deus para nós:

  • Um novo céu e uma nova Terra
  • Fazer novas todas as coisas
  • Dar da fonte da água da vida

Ele citou Santa Gertrudes e São João Eudes, afirmando que o mundo será purificado pelo Espírito Santo através do Sagrado Coração de Jesus. Referindo-se a São Luís Grignion de Montfort, ele explicou que os últimos tempos serão um dilúvio de fogo e amor.

“Essa promessa é para nós”, enfatizou. “Deus está preparando para o nosso tempo um dilúvio de fogo, um tempo de avivamento que purificará o mundo e renovará todas as coisas.”

Bruna Ilário seguiu com uma reflexão baseada em Atos 1, 4: “E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: — Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim.”

Ela incentivou os jovens a permanecerem no lugar da dor, pois é ali que o Espírito será derramado. “Qual é o seu lugar da dor? Somos convidados neste congresso a subir, e Deus nos chama à intimidade, a estar dentro.

Bruna ressaltou que quando reclinamos nossa cabeça no coração de Jesus, os sentimentos de Cristo se tornam os nossos sentimentos. “Não podemos ser cristãos que fogem da dor, do sofrimento; aceita e abraça essa dor, a imolação”, afirmou.

Pe. João Fernando retomou a palavra questionando: “Qual é a sua Jerusalém? O que está doendo que você não quer que doa mais?” Ele exortou os jovens a não se afastarem de Jerusalém e, se tivessem se afastado, a voltarem e subirem para Jerusalém. “É fácil? Não é, mas vale a pena!”

Ele citou Atos 1, 12-13, explicando que, depois de subir para Jerusalém, é preciso subir para o andar de cima, para o Cenáculo, o lugar do Pentecostes.

Ele destacou que a Eucaristia é o lugar do coração de Jesus, um coração inflamado pelo fogo do Espírito Santo. “O avivamento será um avivamento mariano e eucarístico. Aquele que comunga com fé recebe fogo e Espírito.” Concluindo, Pe. João Fernando afirmou que chegou o tempo de não só subir para Jerusalém, mas também para o andar de cima, um lugar de oração e adoração, onde, junto com a Virgem Maria, podemos dizer: “Vem, Senhor Jesus.”

A manhã do Congresso Jovem finalizou com um momento de adoração conduzido pelo diácono Thiago, que conduziu os jovens a confiarem suas dores e sofrimentos à Jesus e a viver esse verdadeiro avivamento Eucarístico.

Acompanhe ao vivo

O Congresso Jovem 2024 está sendo transmitido pelo canal da Aliança no Youtube. Se você não consegue estar presente, acompanhe ao vivo.

Clique aqui.

Redes Sociais

Nos acompanhe também pelo Instagram. Com os recortes de vídeos e imagens, você fica por dentro de tudo que está acontecendo no evento.

App da Aliança

Temos um conteúdo exclusivo no aplicativo Aliança de Misericórdia. Com a ajuda de um mapa mental, você tem um resumo das pregações, que te ajudarão a refletir e rezar com tudo que nossos pregadores estão trazendo no #CJ2K24.

Clique aqui para baixar o seu aplicativo!

 

 

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password