Conheça os missionários que serão ordenados diáconos na Festa das Tendas
No sábado (29) da Festa das Tendas 2023, quatro missionários da Aliança de Misericórdia serão ordenados diáconos para o serviço da Igreja e do Movimento.
A função do diácono é auxiliar o Bispo no serviço da caridade. Seja na parte pastoral, administrativa ou litúrgica, pois ele recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no ponto 1570:
“Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.
Conheça um pouco mais sobre esses nossos irmãos:
Rafael Costa
Meu nome é Rafael Costa, tenho 32 anos e sou de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Embora tenha tido uma criação católica e tenha feito minha primeira comunhão, sempre frequentei a Igreja por tradição e obrigação. Ir à missa todos os domingos era um peso, pois não conhecia o Senhor. Em 2007 fiz o retiro Thalita Kum, onde tive uma experiência pessoal com Jesus e senti minha vida ser transformada pela Sua presença. Senti um forte chamado a me entregar completamente a Cristo, a permiti-Lo viver em mim. Com o passar dos anos, descobri que o sacerdote age in persona Christi (na pessoa de Cristo), foi quando senti a confirmação do meu chamado. A melhor forma de deixar Cristo viver em mim era me tornando padre. As minhas palavras e gestos não seriam mais meus, mas os do próprio Cristo, não por mérito pessoal, mas pela graça do Sacramento da Ordem. Agora como diácono transitório dou mais um passo concreto para realizar essa belíssima vocação. Experimentei o amor de Cristo e agora desejo viver por Ele que me amou e por mim se entregou.
Douglas Soares
Sou Douglas Soares de Souza, tenho 30 anos, natural da cidade de Ribeirão Preto.
Conheci a Aliança de Misericórdia aos 13 anos, mas já participava da paróquia. Para mim foi um choque ver a ousadia daqueles missionários que saiam nas ruas e não tinham medo de abordar jovens, irmãos de rua e tantos outros. Com o tempo, fui conhecendo mais o Movimento e aquele desejo de fazer algo que valesse a pena, aquele fogo de se consumir pelo amor a Deus e aos irmãos, por fim, aquele sentido pelo qual viver e morrer me despertaram! No ano de 2011 deixei minha cidade natal, meus pais e ingressei na Comunidade de Vida.
Muitos foram os desafios, mas em todos eles Deus usou de misericórdia e fidelidade. Em 2013 discerni o chamado ao sacerdócio. E desde então, trilho esse caminho formativo me preparando para melhor correspondê-lo. Sou muito feliz e compreendo que aquela semente despertada no início, hoje, com a ordenação, ganha total propriedade, pois “não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim”.
Diego Xavier Freire
Meu nome é Diego Xavier Freire, nasci em 22/07/1984 na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Realengo. Sou de uma pequena família católica não praticante e fui batizado recém-nascido. Comecei a trabalhar com dezesseis anos e recebi o sacramento da primeira comunhão e da crisma quando tinha dezessete anos. Nessa época, tive minha primeira experiência com o Amor de Deus e desde então desejei compartilhar esse sentimento com os jovens.
Decidi me tornar catequista na paróquia Nossa Sra. de Fátima e São João de Deus para catequizar jovens que não conheciam a Deus, enfrentando a realidade de violência e tráfico na cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, com vinte e dois anos, me formei na faculdade de tecnologia em informática e fui convidado pelo pároco para formar um grupo de jovens na paróquia.
Em 2008, fui convidado a integrar a equipe que é responsável pela evangelização dos jovens à nível arquidiocesano. No mesmo ano, conheci a Comunidade Aliança de Misericórdia através da missão Thalita Kum no centro do Rio de Janeiro e me engajei em suas atividades. Entrei para a formação inicial em 2011 e 2012 e, em 2013, fui enviado para a missão de Portugal. No ano seguinte, fui para a missão da Bélgica, onde trabalhei na evangelização de refugiados e irmãos de rua e animei diversos encontros e retiros para jovens e adultos. Nesse período, iniciei o caminho para o sacerdócio dentro do seminário e concluí a filosofia e a teologia na Bélgica. Também participei de missões em outros países, como Rwanda e Congo na África, e em Luxemburgo, Irlanda e França na Europa.
Após concluir meus estudos, retornei ao Brasil e atualmente faço parte da equipe que ajuda na formação de novos missionários na comunidade Aliança de Misericórdia.
Thiago Lafaiete de Oliveira
Meu nome é Thiago do Coração de Jesus e sou consagrado na Comunidade Aliança de Misericórdia. Nasci em São Paulo, em 10 de fevereiro de 1989, filho de José Lafaiete de Oliveira e Maria Selma Carvalho Coelho Oliveira, tendo uma irmã chamada Tatiane Eugênia de Oliveira e um irmão chamado Erik Lafaiete de Oliveira.
Fui batizado em 23 de dezembro de 1991 e recebi minha primeira comunhão em 21 de novembro de 1998. Recebi o sacramento da crisma em 28 de maio de 2005. Conheci a Aliança de Misericórdia em 2007, através de amigos em São Lourenço da Serra/SP, participando de um Encontro de Cura com o Pe. João Henrique e o Pe. Antonello, nossos fundadores.
Fiz o Vínculo de Amigo na Aliança em 2009 e comecei minha formação em 2011. Em 2013 fui enviado para a Fraternidade São Filipe Neri. Em 2014, tive meu primeiro vínculo de Holocausto e em 2016 concluí a Filosofia.
Em 2017, fui para a Fraternidade de Manaus. Em agosto de 2021, fui instituído leitor e em outubro do mesmo ano, recebi a graça de fazer para sempre parte do Carisma da Aliança de Misericórdia. Em abril de 2022, fui instituído acólito e em outubro de 2022, fui admitido às ordens sacras. Também concluí meus estudos de Teologia em 2022.
Meu lema diaconal é “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2, 5) e minha Palavra de Vida é “Avança para as águas mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca” (Lc 5, 4b). É uma grande alegria poder servir a Deus e à Igreja através do Carisma da Aliança de Misericórdia.
Rezemos pelos nossos irmãos que receberão o diaconato para servir a Igreja e o Mvimento, para que eles sejam fiéis em mais esse passo que Deus lhes confia no caminho ao sacerdócio.
0 Comments