Congresso Jovem Aliança de Misericórdia
Aconteceu no último final de semana a terceira edição do Congresso Jovem da Aliança de Misericórdia.
O encontro que teve como tema “O Todo Poderoso fez em mim maravilhas” reuniu aproximadamente 1000 participantes, vindos de diversas cidades do país.
Desde antes do Congresso começar a animação dos jovens já tomava conta do Sítio Botuquara, na Casa de Formação IES, local onde o evento foi realizado, pois logo cedo foram chegando os grupos, caravanas e missionários que vinham de outras cidades. Que alegria contagiante!
A Tenda da Misericórdia, onde foram realizadas as principais atividades, foi decorada com as imagens de quatro santos que são modelos de santidade para a juventude. Santa Teresinha do Menino Jesus, Dom Bosco, São João Paulo II e Santa Faustina tiveram suas vidas marcadas pelo Amor e a Misericórdia de Deus, que de forma particular fez grandes maravilhas a cada um deles.
Além da Tenda, os jovens puderam ainda aproveitar o espaço lounge, que foi montado no salão São Miguel, e que contava com mesas, cadeiras, mesa de pingue-pongue, mesa de pebolim, projetor de vídeos e também espaço para apresentações de show de talentos.
A programação foi iniciada com um momento Mariano, entronizando a imagem de Nossa Senhora. Ela, a quem o Senhor realizou a maior das maravilhas: Ser a mãe de Jesus, foi recebida com muita carinho e devoção.
A manhã de palestras começou com o professor Cadu, que realizou duas palestras, cujos temas foram “Contexto atual” e “O jovem hoje”, onde pôde falar aos jovens sobre como muitas vezes sofremos a influência do contemporâneo.
A tarde, logo após o intervalo para o almoço, aconteceu a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo Padre Custódio e teve a homília feita pelo Padre Leandro Rasera.
O padre falou sobre o que é a Geração Acordi e como ela vem sendo compreendida a cada dia, sobre essa nova geração que se levanta para ser toda de Deus. Ele ainda falou sobre o grande perigo para um jovem “acordado”, a “síndrome do soneca”, que pode acontecer a qualquer um que mesmo sabendo que precisa acordar e agir, escolhe colocar o despertador da vida no modo soneca, deixando tudo para depois.
Ele ainda exortou os jovens que já estão pensando em prestar vestibular, ou cursar uma faculdade, a escolherem suas profissões pensando em como poderão ser sinal de Deus em cada uma delas. É necessário colocar os dons a serviço do Reino.
Ainda na Missa, Pe. Custódio falou sobre a situação atual do país e sobre a necessidade de novos políticos que sejam comprometidos com o Reino de Deus. Pois, realmente, muitos jovens tem medo de entrar na vida pública, que por diversas situações é algo amedrontador, mas o Senhor é quem forma e capacita.
Ao final da Missa, Padre João Henrique, fundador do Movimento, convidou todos a fazerem a Oração pelo Brasil, escrita por ele mesmo.
A noite foi recheada de surpresas, iniciando com o testemunho do Henrique Kringer que falou sobre sua experiência de vida e o Dunamis.
Os jovens estavam ansiosos para o show do Acordi e puderam fazer um esquenta com um momento Cristoteca com os DJs Lucas Ninja e Sandro e com o Ministério de Dança Aliança de Misericórdia, que levantou toda a galera.
E se tem uma coisa que todos gostam nos encontros da Aliança são as apresentações teatrais. Dessa vez o tema do teatro foi “Reino de Deus”.
Logo após aconteceu o tão esperado show do Acordi, que foi muito animado e emocionante. Os jovens, que sabiam as letras de cor, cantavam, louvavam a Deus e proclamavam as maravilhas do Senhor.
Na ocasião, ainda foram gravadas as imagens para a produção de um videoclipe de duas músicas do repertório.
Mas quem achou que a noite seria encerrada com o show se enganou. Jesus Eucarístico foi ao encontro de todos, que puderam viver um momento intenso de adoração. Ele é o Senhor das nossas vidas e o real motivo da nossa alegria!
O domingo começou com a palestra ministrada por Marina Helena e Lincon, com o tema “Foi para a liberdade que Cristo vos libertou”, seguido de um momento de oração.
Marina falou que é necessário ir em frente, ser um com os irmãos, assim como a segunda base da Geração Acordi que é ser família. Entender que há pessoas que precisam do nosso sim.
Logo em seguida, aconteceu a palestra com Padre Antonello, fundador da Aliança de Misericórdia, cujo tema foi “Sejam revolucionários”. E em seguida conduziu um momento, com forte efusão do Espírito, onde todos eram convidados a se abandonar nas mãos do Senhor.
A Santa Missa finalizou o encontro e a homília foi feita pelo Padre João Henrique, com o tema “O Todo Poderoso fez em mim maravilhas”.
Lá, o padre fez uma bonita comparação entre a águia e a galinha, lembrando que apesar de serem duas aves, a galinha se mantém apenas com o que está a sua volta, não alça voo e ainda vive apenas de restos e migalhas, enquanto a águia é sabia, é uma predadora nata e está sempre voando mais alto.
Nós fomos criados para o céu, precisamos sempre olhar para as coisas do alto, para aquilo que é eterno e não nos contentarmos em ser como “galinhas” que passam a vida sem buscar algo maior.
O padre convidou para a frente do altar todos os jovens que sentiam, de forma particular, o desejo de entregar toda a sua vida para Deus. E então os demais sacerdotes presentes oraram por cada um deles.
Foi um momento muito bonito, de confiança e entrega.
Foi maravilhoso viver esses dois dias de Congresso Jovem e saber o quanto todos ali puderam se sentir amados por Deus de forma intensa. Realmente, o Todo Poderoso fez por nós maravilhas.
Louvado seja o nome do Senhor!
0 Comments