CEI Misericórdia I e II: Indicadores de qualidade da Educação e compromisso com o desenvolvimento Infantil

A Aliança de Misericórdia tem o prazer de informar que está em andamento a avaliação de indicadores da educação infantil paulistana nas unidades CEI Misericórdia I e CEI Misericórdia II, projetos que reforçam o compromisso da instituição em proporcionar educação de excelência para as crianças. Essa avaliação desempenha um papel fundamental no aprimoramento contínuo das práticas educacionais e no fortalecimento da parceria entre as equipes de profissionais, as famílias e a comunidade.

O objetivo principal é criar um processo de autoavaliação institucional participativa, que resulte em um diagnóstico coletivo sobre a qualidade da educação oferecida em cada Unidade. Através desse diagnóstico, busca-se promover melhorias significativas no trabalho educativo desenvolvido com as crianças, enriquecendo suas experiências de aprendizado e crescimento.

As nove dimensões de qualidade contempladas nesse processo abrangem todos os aspectos essenciais para a educação infantil, desde o planejamento educacional e a gestão até a promoção da saúde e bem-estar, bem como a formação dos educadores e a interação com a comunidade. Cada dimensão reflete o compromisso de oferecer um ambiente seguro, acolhedor e enriquecedor para o desenvolvimento integral das crianças.

METODOLOGIA

A diretora do CEI Misericórdia I, Shirley Araújo, compartilha sua perspectiva sobre essa iniciativa. Ela explica como a avaliação é conduzida de forma cuidadosa e inclusiva, envolvendo as famílias. “Convidamos as famílias pra vir passar uma manhã com a gente e ajudar nessa avaliação. Oferecemos um café da manhã e também o almoço, aproveitando para refletir e para trabalharmos juntos na proposta dos indicadores”.

Shirley também destacou a importância da avaliação presencial, uma vez que os indicadores são abrangentes e demandam reflexão cuidadosa para garantir respostas autênticas. “Esse momento de avaliação ocorre desde 2013 e, desde então, refletimos sobre como aplicar esses indicadores de qualidade de maneira mais eficaz. A documentação possui uma linguagem técnica e de difícil acesso. É complicado para as famílias entenderem. Diante disso, nos anos anteriores e também devido a pandemia, vimos a gravar vídeos e a usar o Google Forms para que as famílias respondessem. No entanto, começamos a questionar se as respostas nesses formulários eram realmente precisas. Afinal, as famílias estão em casa e podem ter dúvidas nas respostas; talvez respondam apenas por responder, sem ter um momento de reflexão. Para resolver, voltamos a realizar a avaliação de forma presencial, seguindo as orientações do documento.”

Além disso, o momento de avaliação também oferece uma oportunidade para compartilhar o carisma da Aliança de Misericórdia e seus valores com as famílias, respeitando a parceria com a prefeitura e as diretrizes educacionais. Como parte do compromisso contínuo com a excelência na educação, a Aliança está dedicada a usar os resultados dessa avaliação para traçar um plano de ação, junto com as famílias e colaboradores, a fim de aprimorar ainda mais a experiência educativa oferecida nas unidades CEI Misericórdia I e CEI Misericórdia II.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI)

Os Centros de Educação Infantil (CEI’s), são projetos pertencentes ao programa voltado à infância e adolescência da Associação Aliança de Misericórdia, e oferecem acesso à educação de forma gratuita e integral, para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, cujo público- alvo são moradores de comunidades vulneráveis, assim como suas famílias. Juntos, oferecem acesso à educação gratuita, regular e equitativa para 296 crianças dos bairros do Parque de Taipas e Campos Elíseos, localizados na cidade de São Paulo. O projeto pedagógico valoriza o potencial de cada aluno, para que ampliem sua cultura, desenvolvam conhecimentos e habilidades, vivenciem valores, aprendam a conviver e utilizar múltiplas linguagens em um ambiente acolhedor, organizado, alegre e seguro. E garante o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.

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