Capela São Marcos participa do Programa Famílias Fortes
A Capela São Marcos em Taipas, firmou uma parceria com o governo federal para o fortalecimento familiar, agora fazemos parte do Famílias Fortes.
Este programa, reconhecido por sua eficácia em promover o bem-estar familiar, consiste em uma série de sete encontros semanais, voltados especificamente para famílias com filhos entre 10 e 14 anos.
O objetivo principal do programa é promover o fortalecimento dos processos de proteção e construção familiar, através do programa A Capela São Marcos oferece apoio e recursos às famílias em todas as fases do desenvolvimento de seus filhos.
Durante os encontros, os participantes têm a oportunidade de se envolver em atividades cuidadosamente projetadas para atender às necessidades tanto dos pais quanto dos filhos.
No início, os pais e responsáveis se reúnem separadamente para receber orientações sobre como esclarecer expectativas com base nas normas de desenvolvimento dos jovens, adotar práticas disciplinares apropriadas, gerenciar emoções em relação aos filhos e aprimorar a comunicação familiar.
Enquanto isso, os filhos participam de sessões que visam desenvolver habilidades essenciais para a interação pessoal e social. Eles aprendem a estabelecer metas significativas, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com pressões externas, identificar modelos positivos e oferecer apoio aos outros.
Na segunda parte dos encontros, pais e filhos se reúnem em conjunto para praticar as habilidades aprendidas. Essas sessões proporcionam um ambiente seguro para resolver conflitos, promover a coesão familiar e incentivar o envolvimento positivo dos filhos na dinâmica familiar.
Conheça alguns testemunhos de famílias que foram alcançadas pelas ações da Aliança de Misericórdia na capela São Marcos:
A Marli Soares Ramos é moradora da região do Botuquara há mais de 20 anos, porém sofrendo com a falta de emprego, alcoolismo do marido, entrou em um quadro grave de depressão, não via mais sentido na vida, até que foi convidada para participar do projeto Famílias Fortes, e depois de 7 encontros passou a se tratar da depressão, a procurar ajuda e hoje conseguiu ajudar seu marido com o alcoolismo, conseguiu um emprego e conseguiu reestruturar sua família.
O Pedro Henrique Ramos Bastos é um adolescente de 12 anos que através do projeto famílias fortes conseguiram reatar o contato com a família e melhorar o convívio familiar, mais. Diálogo entre ele, seus pais e seu irmão mais novo, hoje todos participam do projeto e de outros eventos da capela São Marcos.
0 Comments