Beato Pier Giorgio Frassati: Um Exemplo de Fé e Caridade

Pier Giorgio Frassati é conhecido como e beato das bem aventuranças e sua vida é um grande exemplo para todos nós. Nasceu em 6 de abril de 1901, em Turim, Itália, numa família rica.

Seu pai, Alfredo, era jornalista e dono do jornal “La Stampa”, além de amigo íntimo de Giolitti, que o nomeou embaixador em Berlim.

Sua mãe, Adelaide, era uma pintora renomada, cujas obras foram reconhecidas até pelo rei Vittorio Emanuele III. Embora a fé não fosse central na família Frassati, Pier Giorgio encontrou um caminho espiritual profundo e transformador.

Pier Giorgio não era um excelente aluno até ingressar no Instituto Social dos Padres Jesuítas, onde sua vida começou a tomar um novo rumo. Optou por estudar Engenharia Mecânica com especialização em Mineração, desejando acompanhar de perto a vida dos mineiros, considerados na época os mais explorados entre os trabalhadores.

Infelizmente, não completou seus estudos em vida, mas foi homenageado com um título “honoris causa” em 2002. Sua prioridade sempre foi a oração, a Eucaristia e a caridade, acima dos estudos acadêmicos.

Os conflitos com seu pai, Alfredo, foram constantes. Alfredo via o filho como “homem inútil”, que “andava à toa” pelas ruas, misturando-se com pessoas de classes sociais inferiores. Pier Giorgio, por outro lado, era sempre sorridente e sereno, aceitando as repreensões com humildade. Ele demonstrava amor e compaixão, especialmente pelos necessitados, participando ativamente de várias associações católicas, incluindo a Conferência de São Vicente, Ação Católica e FUCI.

Ele levava alimentos, roupas, lenha e outros suprimentos, gastando todo o dinheiro que recebia da família. A espiritualidade dos Dominicanos também o atraiu, tornando-se Terciário.

Em Berlim, conheceu o Padre Karl Sonnenschein, o “São Francisco alemão”, que o influenciou a considerar, embora temporariamente, a vida sacerdotal.

Pier Giorgio evitava ocasiões mundanas, preferindo a Missa e a companhia dos pobres. Era apaixonado pela montanha e pelo alpinismo, atividades que refletiam sua sede de viver o Evangelho.

Sociedade de Tipos Estranhos

Nos últimos anos de vida, Pier Giorgio fundou a “Sociedade de Tipos Estranhos”, uma associação de amigos que compartilhavam piadas, excursões e, acima de tudo, uma amizade profunda fundamentada na oração e na fé. Era uma comunidade cristã profética, prefigurando muitas associações leigas da Igreja que surgiriam posteriormente.

Em 30 de junho de 1925, enquanto a família Frassati estava preocupada com a saúde da avó Linda, Pier Giorgio sentiu uma forte dor de cabeça e perdeu o apetite. No dia do funeral da avó, a família percebeu que Pier Giorgio estava gravemente doente. Foi diagnosticado com meningite fulminante e faleceu em 4 de julho de 1925, aos 24 anos.

Milhares de pessoas, especialmente os pobres de Turim, compareceram ao seu funeral. Seu pai, impressionado com a multidão, murmurou: “Não reconheço meu filho!” A perda de Pier Giorgio abalou profundamente Alfredo, mas também o aproximou da fé. Sua conversão tardia é vista por muitos como o “primeiro milagre” de Pier Giorgio.

Beato Pier Giorgio Frassati é um exemplo inspirador de fé e caridade. Sua vida, marcada pela dedicação aos pobres e pela profunda espiritualidade, continua a tocar muitos corações. Celebrado em 4 de julho, Pier Giorgio nos lembra que a verdadeira grandeza está no serviço ao próximo e no amor a Deus.

Oração ao Beato Pier Giorgio Frassati:

Senhor Jesus, dai-nos a coragem de voar alto,

fugir da tentação da mediocridade e da banalidade;

tornai-nos capazes, como Pier Giorgio,

de aspirar às coisas mais nobres,

com tenacidade e constância,

e acolher, com alegria, o vosso convite à santidade.

Livrai-nos do medo de não conseguir

ou da falsa modéstia de não ser chamados por Vós.

Concedei-nos a graça,

que vos pedimos, por intercessão de Pier Giorgio,

e a força para continuar, com fidelidade,

no caminho, que conduz, verdadeiramente, “ao alto”.

Por Cristo, nosso Sen