Aconteceu o Samuel regional: Jovens do Brasil inteiro buscam discernir o chamado de Deus
O Retiro Vocacional Samuel, promovido pela Aliança de Misericórdia, que aconteceu em diversas cidades no último fim de semana, foi um momento especial de encontro com Deus e de escuta atenta ao chamado vocacional. O retiro aconteceu de forma regional em diferentes cidades do Brasil, Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo,reunindo dezenas de jovens que desejam discernir os caminhos da vocação e viver plenamente a vontade de Deus.
Nos dias 20 e 21 de setembro, os jovens participaram de momentos profundos de espiritualidade e convivência fraterna. O retiro contou com louvor, adoração, meditação, dança, teatro, missa, bate-papo e tira-dúvidas, criando um ambiente rico em experiências que despertam no coração dos participantes o desejo da santidade como primeira vocação de todo cristão.
Uma das dinâmicas mais marcantes foi a encenação teatral seguida de um momento de adoração. Cada jovem foi convidado a levar uma vela acesa até o altar, simbolizando a união da própria luz com a luz de Cristo, para iluminar um mundo que sofre e clama por esperança.
Samuel em São Paulo
Na capital paulista, o encontro reuniu 25 jovens para viver um fim de semana de oração e discernimento. No domingo, durante o bate-papo, a Missionária Clara trouxe uma reflexão profunda sobre a vocação, convidando os jovens a olharem para ela sob a lente da Santíssima Trindade.
-
A família, disse ela, é eco da paternidade divina, onde Deus “co-cria” a vida e transmite ternura e autoridade.
-
O sacerdócio manifesta a presença de Cristo que acolhe, perdoa e se oferece na Eucaristia: “Eis aqui o meu corpo”.
-
O celibato consagrado revela a ação do Espírito Santo que santifica e prepara a Igreja como esposa livre para se doar inteiramente ao Esposo divino.
Assim, a vocação não deve ser vista como competição ou status, mas como missão e serviço, que edificam o Corpo de Cristo em comunhão.
Juventude em busca do chamado de Deus
Em cada cidade, BH, Manaus, RJ e SP, o Retiro Vocacional Samuel mostrou que a juventude deseja escutar a voz de Deus e dar uma resposta generosa ao Seu chamado. É nesse espaço de oração e partilha que muitos jovens descobrem a beleza da vida familiar, do sacerdócio e da consagração, entendendo que cada vocação é reflexo do amor de Deus que se manifesta de formas complementares.
Que o Espírito Santo continue a suscitar no coração da juventude a coragem de dizer o “sim” a Deus, assim como Samuel respondeu: “Fala, Senhor, teu servo escuta” (1Sm 3,10).
E você? Já parou para escutar qual é a sua vocação?
0 Comments