Meditação – São Leão Magno: A Dignidade Restaurada
“Cristão, reconhece a tua dignidade! Tornaste-te participante da natureza divina, não voltes a viver como se fosses inferior.”
(Sermão 1 de Natal)
Leitura Sugerida:
“A todos os que O receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.”
(Jo 1,12)
Meditação:
O Natal, para São Leão Magno, não é apenas um fato histórico, mas um acontecimento que transforma profundamente a condição humana. Aquele que é eterno entra no tempo; o Criador assume a criatura; o Filho de Deus faz-se Filho do Homem para que os filhos dos homens se tornem filhos de Deus.
Essa verdade precisa penetrar o nosso coração: nós participamos da natureza divina! Fomos redimidos, elevados, adotados como filhos no Filho. O presépio de Belém revela a nossa identidade restaurada. O nascimento do Salvador é também o renascimento da nossa dignidade.
Por isso, São Leão nos exorta: “Cristão, reconhece a tua dignidade!” Ou seja, não vivas como se ainda fosses escravo do pecado, do mundo, das trevas. Cristo te libertou! Vive como filho da luz!
“A dignidade cristã é tão sublime que não se pode viver de qualquer maneira depois de encontrar o Salvador. A vida nova em Cristo exige de nós conversão, santidade e testemunho.”
( São Leão Magno)
Oração
Senhor Jesus, que viestes ao mundo para nos dar a vida nova, ajudai-nos a reconhecer a dignidade que nos destes. Livrai-nos de toda mentira que nos diminui, de todo pecado que nos escraviza. Que o Natal seja o início de um tempo novo, cheio da vossa luz e graça. Amém.
0 Comments