Dia Nacional de Combate ao Câncer
Dia 27 de Novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. Essa doença que por ano, afeta milhares de pessoas, é a segunda maior causa de morte no mundo.
A ideia é incentivar o cuidado e prevenção do câncer, assim como o tratamento precoce que pode salvar vidas.
Os estudos e tratamento da doença progrediram muito nos últimos 50 anos e a cada dia, a medicina e a ciência encontram novos tratamentos e possibilidades para a luta contra o Câncer.
Na Aliança de Misericórdia, temos casos de diversos irmãos que se curaram da doença e louvam a Deus com suas vidas, assim como outros irmãos que ofereceram seus sofrimentos para Deus como Vítimas da Misericórdia.
Como Vitória e Celina, duas jovens que se tornaram vítimas da Aliança de Misericórdia e ofereceram o seu câncer à Deus e se tornaram semente de misericórdia para muitos jovens.
Veja aqui: Juventude, Santidade e Propósito de vida
Paulo Roberto – Transfigurado pelo Amor
Nascido no interior de São Paulo, de família humilde, Paulo Roberto nasceu com uma deficiência de pele.
Sua vida já marcada pela dor, tornou-se um calvário, sendo pouco a pouco desfigurado pelo câncer, ficando cego e entrando para vida eterna aos 19 anos de idade, em janeiro de 2002.
Seu exemplo tornou-se mais vivo e marcante na história da Aliança de Misericórdia, mesmo após sua partida, ainda nos toca as palavras e o testemunho de santidade e realização como ele mesmo afirmava: “eu sou a pessoa mais feliz do mundo!“.
Um jovem de corpo e saúde frágeis, mas com uma potência interior incrível. Nele, aquilo que parecia maldição, tornou-se fonte de benção, e o que parecia abandono de Deus, ele chamou de dádiva de Deus e encarou como missão: “remissão dos pecados dos outros, daqueles que ainda não conhecem Deus, até mesmo daqueles que já ouviram o nome do Filho do homem, isto é Jesus, e até mesmo daqueles que tiveram a oportunidade de se aproximarem de Jesus, mas preferiram seguir a vida oferecida pelo mundo e seus prazeres.“ (Testemunho 20-04-2001)
Maria Paola do Cordeiro Imolado
Maria Paola do Cordeiro Imolado, fundadora do Movimento Aliança de Misericórdia junto com os Padres Henrique e Antonello, veio a falecer de Câncer em 2009.
Maria Paola é conhecida pelo seu imenso desejo de fazer do seu sofrimento um incenso agradável a Deus, ela que escolheu ser tratada nos mesmos hospitais que os pobres que tanto amava.
Ela consumiu sua vida em amor a Deus, e ofereceu cada dor e cada sofrimento do tratamento até sua partida para o céu pela conversão dos jovens e pela Aliança de Misericórdia.
A Dra. Lisete, uma das médicas que compunha a equipe de tratamento da Maria Paola, afirmava:
“Maria Paula era muito especial. Seu sofrimento era traduzido por um sorriso inigualável. Era a imagem viva da serenidade, resignação e força. E que força! Ela exalava a presença de Deus”.
O testemunho de Maria Paola é um grande legado espiritual para a Aliança de Misericórdia, testemunho de quem, mesmo em meio ao sofrimento, louvava a Deus e entregava sua vida e seu SIM com alegria.
Ela nos deixou um testamento espiritual 1 ano antes de sua partida para o céu, acompanhe agora:
O testamento de Maria Paola
Caríssimos irmãos,
As pessoas, normalmente, escrevem seus testamentos quando estão próximos à morte, decidem o que deixar às pessoas que amam. Eu sinto muito, mas não possuo nada! Estou apresentando-me a Deus de mãos vazias porque entreguei tudo de mim nas mãos de Maria.
Monfort me indicou o caminho e eu tentei segui-lo. Se não tivesse dado tudo, tudo, tudo à Maria, este vaso frágil que sou, teria desperdiçado tantas graças. (cf. nº 87-88 Tratado da verdadeira devoção à Maria). O que me resta são os desejos.
Desejo poder amar a Deus com todas as forças que me restam, até o fim desta vida terrena, com todo o meu coração e com toda alma. Desejo amar todas as pessoas que são próximas de mim, mas também quem está longe, nos outros continentes que sempre desejei alcançar: África, Ásia, Oceania, Américas e Europa, por estes doei a vida!
Para vocês irmãos, desejo também que sejam bons! Sim, que sejam bons, amorosos, acolhedores. Desejo que procurem a humildade como a virtude mais preciosa. Busquem ser humildes, desçam de qualquer pedestal, pois Jesus está embaixo no pobre, no doente, no fracassado, no miserável. E quando vocês fizerem a experiência de fracasso, de miséria, não se desesperem porque Jesus está com vocês. Ruminem Filipenses 2 e o Espírito lhes falará ao coração.
Desejo que todos os filhos e filhos da Misericórdia, irmãos do grupo Arco-Íris e amigos tenham o dom de compaixão para sofrer com quem sofre, e se alegrar com quem está na alegria. Que o coração de Jesus seja vosso ícone. Que vocês possam amar todas as pessoas que se aproximam de vocês com o coração de Jesus, amante, apaixonado que busca todas as almas. (Cântico dos Cânticos).
Desejo que, sobretudo os padres e os futuros padres da Aliança de Misericórdia se diferenciem pela humildade e compaixão. Vou interceder eternamente, se Deus permitir, para que Deus Pai dê o coração de Jesus a cada um de vocês.
Para as consagradas que o útero seja Rahamim, (texto “A mulher” do padre Merelli). Deixo este texto por inteiro para não estragar as palavras dele.
Enfim, filhos e filhas da misericórdia, filhos da Aliança, membros do Arco-Íris, amigos, voluntários, todos, sejam bons, humildes e compassivos, não fechem a porta ao pobre, que nunca ninguém vá embora sem ter recebido um olhar amigo depois de tê-los encontrado.
Sejam testemunhas autênticas da misericórdia do Senhor com os pobres e com os ricos e, primeiramente, nas fraternidades e nos grupos AIM, entre vocês. O mundo precisa do anúncio da Misericórdia gratuita. Precisa ir de “graça”, é fonte do amor (Is 55).
Anunciem, então, com todos os carismas e com todas as ferramentas, que Deus é amor. Anunciem com todos os carismas, que Deus vai à procura da ovelha perdida não importa o estado social, pobre ou rico… Deus vai à procura.
Isso é tudo. Se forem em busca disso, tudo mais vos será acrescentado. E apesar de todas as nossas limitações, esta obra da Aliança de Misericórdia não definhará, pois o Amor cobre uma multidão de pecados (Col 4, 8) (Eclo 4,11ss).
Maria Paola Olla
*Maria Paola começou escrever seu testamento espiritual no dia 13/10/08 e acabou no dia 02/11/08.
O Dia Nacional do Combate ao Câncer nos convida a oferecer nossos sofrimentos a Deus e a rezarmos por aqueles que sofrem dessa e de tantas outras doenças do corpo e da alma.
0 Comments